IEPRO finaliza 1ª fase de implantação do eSocial

O Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO finalizou nesta segunda-feira (27) a 1ª fase do processo de implantação do eSocial, referente ao cadastro das empresas, no qual é informada a classificação fiscal, bem como a estrutura administrativa do empregador.

A próxima etapa, com início a partir de setembro, corresponde ao encaminhamento de dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, eventos considerados “não periódicos”. 

Na última terça-feira (21), o eSocial registrou o empregador de número 1 milhão, segundo o Governo Federal. Dividido em 5 fases, o sistema, que integra dados previdenciários, trabalhistas e fiscais de mais de 4 milhões de empregadores e cerca de 44 milhões de empregados, é obrigatório desde o primeiro semestre de 2018. 

Nessa terça-feira (28), o IEPRO promoverá encontro com coordenadores e secretários de cursos da UECE que têm em suas equipes profissionais contratados em regime de bolsa.

Na oportunidade, o momento, com início às 14h, tem o objetivo de  apresentar as mudanças ocasionadas pelo eSocial e novas exigências no processo de envio de informações dos bolsistas à Célula de Gestão de Pessoas – CEGEP IEPRO. 

Nos últimos meses, o IEPRO realizou palestras de apresentação do sistema, no contexto dos profissionais contratados em regime celetista ou autônomos, além de investir em capacitação de seus colaboradores para a correta operacionalização da plataforma. 

O eSocial é um projeto conjunto do Governo Federal que integra Receita Federal, Ministério Trabalho, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Previdência e INSS.

Saiba mais
IEPRO participa de mais um mini treinamento do eSocial
IEPRO recebe coordenadores e secretários de cursos da UECE para palestra de apresentação do eSocial
IEPRO realiza palestra de apresentação do eSocial aos seus colaboradores
IEPRO participa de treinamento de implantação do eSocial