IEPRO participa de mais um mini treinamento do eSocial

Da esquerda para a direita: Lourdes Ribeiro (colaboradora da CEGEP), Luanna Araújo (uma das facilitadoras do mini treinamento), e Alexandra Rosa (colaboradora da CEGEP)

O Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO participou de mais um mini treinamento do eSocial. O evento ocorreu no Hotel Ponta Mar, em Fortaleza, na tarde da última terça-feira (21).

Representando o Instituto, estiveram presentes as colaboradoras da Célula de Gestão de Pessoas – CEGEP, Lourdes Ribeiro e Alexandra Rosa. Organizado pela empresa Fortes Tecnologia, o mini treinamento reforçou detalhes da operacionalização correta do novo sistema, em fase de implantação no IEPRO. 

A partir do eSocial, todas as empresas de pequeno, médio e grande porte tiveram ou terão de se adaptar às novas regras do sistema, que unifica informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais dos trabalhadores de todo o país. 

Toda mudança, seja ela qual for, requer tempo e ponderação em seu exercício, principalmente em processos complexos. O IEPRO compreende a realidade e investe em capacitação de sua equipe para atender de forma adequada os desafios inerentes ao início de trabalho do eSocial no contexto de nosso Instituto. 

ESOCIAL

Nessa primeira fase, mais de 200 mil empresas do Ceará devem migrar para o programa. Essa é a estimativa da Receita Federal, que, no início desse mês, inaugurou, no auditório do edifício-sede do Ministério da Fazenda, em Fortaleza, a sala especial do eSocial. O espaço funcionará todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, e disporá de especialistas em legislação trabalhista, previdenciária, do FGTS e do imposto de renda, para esclarecer dúvidas e questionamentos acerca do processo de mudança para a plataforma. 

Outro canal de comunicação com os empregadores é a Central de Atendimento eSocial, que funcionará durante 12 horas, de segunda a sexta. O telefone é 0800 730 0888. 

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. 

Cerca de 18 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores estarão conectados ao Governo Federal e a órgãos como o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria da Previdência, INSS e Receita Federal. A plataforma ainda é compatível com notebooks, computadores, smartphones e também é adaptada às pessoas com necessidades especiais. 

Saiba mais
IEPRO recebe coordenadores e secretários de cursos da UECE para palestra de apresentação do eSocial
IEPRO realiza palestra sobre eSocial
IEPRO participa de treinamento de implantação do eSocial