Iepro realiza palestra sobre eSocial

O eSocial, sistema que unifica informações relativas aos trabalhadores como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS, foi apresentado na noite da última quarta-feira (4), durante palestra promovida pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – Iepro. A convidada foi a contabilista com MBA em Gestão e Planejamento Tributário, Luanna Araújo. 

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas, e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. 

Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. 

O eSocial é fruto da ação conjunta de órgãos e entidades do Governo Federal como o Ministério do Trabalho; o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; a Caixa Econômica Federal; e a Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. 

O Iepro realizará, ainda, um treinamento com algumas de suas células diretamente envolvidas no novo sistema. A data da imersão será definida em breve. 

Saiba mais
Iepro participa de treinamento de implantação do eSocial
 

(com informações do portal eSocial)