Premiação de melhores trabalhos marca encerramento da XXII Semana Universitária da Uece

Mais de 3 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de Fortaleza e cidades do interior do Ceará visitaram a XXII Semana Universitária (SU), da Universidade Estadual do Ceará – Uece. Com apoio do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece – Iepro, o maior evento científico e cultural da Uece encerrou a sua programação na última sexta-feira, 27, em cerimônia realizada no Auditório Central, no Campus do Itaperi.

Na ocasião, foi realizada a premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o II Encontro de Estágio Supervisionado; o II Concurso de Monografias de Graduação; o III Concurso de Teses e Dissertações; o VI Encontro de Bolsistas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU); o VII Encontro de Extensão; o XXI Encontro de Monitória Acadêmica (Promac); e o XXVI Encontro de Iniciação Científica, todos integrados ao conjunto de atividades da SU. “A Universidade é esse lugar de resistência e de produção de uma vida intelectual crítica. Estamos fazendo isso lutando e resistindo, criando e resistindo, criando e lutando. É essa a básica questão do nosso tema: lutar, resistir e criar”, disse o Prof. Dr. Jackson Sampaio, reitor da Uece.

Foto: Ascom Uece

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Ceará – Secitece, Inácio Arruda, que, na oportunidade, destacou as relevantes pesquisas desenvolvidas na universidade; o vice-reitor da Uece, Prof. Hidelbrando Soares; o pró-reitor de Graduação, Prof. Jerffeson Teixeira; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profª Nukácia Meyre; Prof. Emerson Mariano; o pró-reitor de Extensão, Prof. Fernando Roberto; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados – Cesa, Prof. Vladimir Spinelli; a diretora do Centro de Ciências da Saúde – CCS, Profª Gláucia Posso; o diretor de Centro de Ciências e Tecnologia – CCT, Prof. Luciano Moura Cavalcante; a diretora do Centro de Educação – CED, Profª Josete Castelo Branco; a diretora do Centro de Humanidades – CH, Profª Adriana Duarte; o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas – ISBC, Prof. Nilberto Robson; e a diretora da Faculdade de Educação de Crateús – Faec, Profª Socorro França. Outros convidados foram o ex-reitor da Uece, Prof. Manassés Claudino; o representante da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará – Sejus, Sr. Antônio Rodrigues; o representante da Secretaria de Educação do Ceará – Seduc, Sra. Maria Cristiane Lopes; e a secretária adjunta da Seduc, Sra. Márcia Campos.

Foto: Ascom Uece

XXII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE

“Educação e Política no Brasil: O Papel da Universidade”. A partir desse tema, escolhido por alunos, professores e servidores da Uece, a 22ª edição da Semana Universitária (SU) foi realizada entre os dias 23 e 27 de outubro, nos campi da Uece em Fortaleza, Iguatu e Quixadá. Palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas, workshop, feiras e encontros de monitoria, iniciação a docência, iniciação científica, pesquisadores, extensão, práticas docentes etc., foram algumas das atividades que o evento apresentou ao longo da programação. No contexto da semana universitária, foi realizada também a 5ª edição da Feira das Profissões.

Ainda durante o evento, uma unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce esteve no local recebendo doações de sangue e realizando cadastro de médula óssea. “A Uece tornou-se realmente universidade, produzindo conhecimento e internacionalizando-se. As nossas 22 semanas universitárias são espaços de visibilidade da nossa produtividade acadêmica e ícone, marco concreto e simbólico desta fase”, afirma Jackson. 

(com informações da Ascom da Uece)