Iepro recebe gestores de Guaraciaba do Norte – CE para reunião estratégica de ações para o município

Na manhã da última segunda-feira, 23, o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – Iepro recebeu o prefeito de Guaraciaba do Norte – CE, Sr. Adail Machado, e os secretários municipais de Saúde, Jeferson Bezerra; de Infraestrutura, Jair Boto Cruz; de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marques; e o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Renato Galdino, para reunião de estratégia e alinhar ações para o município distante 320 km de Fortaleza. 

Em pauta, a territorialização da Saúde de Guaraciaba do Norte e a elaboração do Plano Diretor para a cidade. Foi definido, na ocasião, que os gestores da Saúde irão encaminhar para a equipe do Centro de Ciências da Saúde da Uece – CCS detalhes como cartografia das Unidades Básicas de Saúde (UBS), relação de profissionais por equipe, quais áreas estão com mais de um 1 agente comunitário de saúde (ACS) e quais locais não têm nenhum, entre outras informações. Já para o Plano Diretor, será realizada nos dias 1º, 2 e 3 de novembro visita técnica a Guaraciaba com o objetivo de reunir mais detalhes. 

Participaram também da reunião a Profª Gláucia Posso, diretora do CCS; a Profª Dra. Cleide Carneiro, coordenadora do Mestrado em Ensino na Saúde da Uece; os professores da área da Geografia, João Sílvio e Fábio Perdigão, coordenador do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em Pesca (Pronatec/Uece), e presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), além do diretor-presidente do Iepro, Prof. Luiz Carlos Dodt, e a assessora de Desenvolvimento Institucional do Iepro, Ana Paula Barbosa.

Tais ações são parte do Termo de Cooperação Técnica, firmado em 11 de julho de 2017, entre a Prefeitura de Guaraciaba do Norte e a Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece, com interveniência da gestão financeira do Iepro. A parceria visa a realização de projetos de Extensão e cursos Técnicos; cursos de Pós-Graduação, Lato e Stricto Sensu; seleções e concursos públicos, com e sem formação para os concursados e/ou selecionados; cursos para educadores, gestores e demais servidores; serviços de consultoria nas áreas de Administração, Planejamento, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Música/Artes, Nutrição, Agronegócio, Geografia, Meio Ambiente e Turismo, Energias Renováveis e Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação. 

GUARACIABA DO NORTE

Localizada na divisa com o estado do Piauí, Guaraciaba é um dos municípios que compõem o roteiro turístico da Chapada da Ibiapina. As principais atividades econômicas da cidade são o cultivo de cana de açúcar, banana, café, abacate, manga, limão e laranja, verduras orgânicas, mandioca, milho, feijão, tomate, mamona, fumo, melancia e jaca. Destaca-se também na produção de alimentos orgânicos, principalmente na horticultura.