Pesquisa de estudante cearense da Uece é destaque internacional

artigo dengue

O artigo de Victor Emanuel Martins, aluno da Universidade Estadual do Ceará – Uece, intitulado “Ocorrência de transmissão vertical natural de vírus Dengue-2 e Dengue-3 em Aedes aegypti e Aedes albopictus em Fortaleza”, está entre os destaques na revista científica norte-americana Plos One.

O trabalho destaca a primeira evidência natural da transmissão vertical do vírus da dengue em Fortaleza, e promove o debate sobre o significado epidemiológico do mecanismo de transmissão viral no local analisado. Foram realizadas coletas de larvas e pupas de Aedes spp em 40 bairros de Fortaleza, entre março de 2007 e julho de 2009.

Em 2017, 12.213 pessoas, em 133 cidades do Ceará, foram confirmadas com a doença, de um total de 56.698 notificações, aponta o boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (23) pela Secretaria de Saúde do Ceará – Sesa. Na capital cearense, 8 mortes foram registradas. Em Itapajé, Maracanaú, Paracuru e Tabuleiro do Norte, 1 óbito, cada.

A pesquisa foi orientada pela professora da Uece, Izabel Guedes, coordenadora da Rede Nordeste de Biotecnologia no Ceará – Renorbio, e teve o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap.

Confira o artigo na íntegra aqui