Iepro realiza visita técnica a Ocara

fotos ocara

O diretor-presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – Iepro, prof. Luiz Carlos Dodt, e a assessora de desenvolvimento institucional do Iepro, Ana Paula Barbosa, estiveram, nesta quarta-feira (19), em Ocara, município distante 101 km da capital Fortaleza, para encontro com a prefeita da cidade, Amália Lopes de Sousa. Na oportunidade, também participaram Paulo José Freitas de Oliveira, secretário de educação; Maria Cremilda Sousa Silva, secretária de saúde; Francisco Marcio Moreira Lopes, secretário de governo; Francisco Helton Soares de Sousa, secretário de finanças e arrecadação; Humberto Maia de Queiroz Júnior, secretário de administração e planejamento, além de assessores técnicos da gestão municipal.

Durante o encontro, realizado na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, Dodt explanou em detalhes os trabalhos desenvolvidos pela Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece|Uece|Iepro, como o cursinho Pré-Universitário UeceVest, em Horizonte-CE, no qual 160 alunos, com o suporte de materiais didáticos, aulas regulares e específicas, se preparam para os principais vestibulares do país, destacou os 14 mestrados profissionais ofertados pela Uece, bem como o mais novo doutorado profissional da universidade, aprovado com nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A nota máxima é 5.

Na oportunidade, Dodt reafirmou o significado do Mestrado Profissional em Transplantes de Órgãos da Uece, curso pioneiro no Brasil e ressaltou, ainda, a Universidade Aberta do Brasil – UAB, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, o MédioTec, que ofertará paralelamente ao Ensino Médio cursos técnicos para alunos regularmente matriculados – no Ceará, a Funece, por meio da Unidade de Educação Profissional (Unep), será a entidade realizadora. Serão ofertadas mais de 3 mil vagas, em 34 municípios do interior do estado – e os projetos de assistência técnica da Funece|Uece|Iepro, como estudo de impactos ambientais (EIA), relatório de impacto ao meio ambiente (Rima), curso de formação de educadores e gestores, projeto de climatologia, cidades inteligentes, entre outras cooperações. Ainda durante o encontro, o diretor do Iepro apresentou o Ieprotocolo, nova ferramenta web cujo objetivo tem a função de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das organizações, oferecendo à sociedade mais um canal de consultas de informações de tais documentos, bem como serviços de digitalização e disponibilização sobre andamento dos processos e documentos na internet, facilitando, assim, o acesso aos documentos e processos, reduzindo o tempo de atendimento, minimizando o deslocamento para o acompanhamento de processos e, sobretudo, mantendo o cidadão informado sobre a movimentação do seu processo ou documento, dentre outras vantagens.

Formação e capacitação de profissionais foi uma das reivindicações da prefeita Amália Lopes, no exercício de seu primeiro mandato. Acenando para uma futura parceria com a academia, a gestora avaliou como complexa a realidade funcional do quadro de servidores do município.

Ocara está localizada na microrregião de Chorozinho. Com pouco mais de 25 mil habitantes, foi emancipada politicamente há 30 anos, sendo um dos municípios mais novos do Ceará. A atividade econômica de Ocara é baseada em agricultura e pecuária.

Confira as fotos:

20170719_104333
20170719_104352

20170719_104455

20170719_120642

20170719_120725

20170719_134410