Programa Bolsa Universitário do Ceará é aprovado em comissão na Assembleia Legislativa

bolsa universitário destaque

O projeto nº 48/17, que institui o Avance – Programa Bolsa Universitário do Ceará, foi aprovado, na última quinta-feira (13), na Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação – Coft da Assembleia Legislativa do Ceará.

As inscrições ocorrerão por meio de edital a ser divulgado pela Secretaria de Educação do Ceará – Seduc. Para receber o auxílio, o estudante deverá estar matriculado em instituição credenciada pelo Ministério da Educação – MEC, ser membro de família contemplada pelo Programa Bolsa Família e obter nota igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Segundo o governo, mil alunos serão contemplados com a bolsa de R$937.00, ao longo do primeiro semestre de atividades acadêmicas.

Lançado pelo governador Camilo Santana, em cerimônia realizada dia 4 de maio de 2017, no Centro de Eventos do Ceará, o projeto tem a finalidade de subsidiar financeiramente, durante os primeiros meses no Ensino Superior, estudantes de baixa renda e que são egressos da rede pública de ensino. “Estamos tendo um avanço muito grande no Ceará de alunos oriundos de escola pública que ingressam nas universidades. E muitas vezes o aluno do Interior que passa em universidade de Fortaleza, de Sobral, ou de Juazeiro do Norte tem dificuldade de se manter na cidade por falta de condições financeiras. A ideia é que a gente possa, com o programa, apoiar e acolher esses estudantes de baixa renda para que eles possam ter auxílio e conseguirem se estabilizar no lugar onde forem estudar”, afirma Camilo.

(com informações da Ascom Governo do Estado e Assembleia Legislativa do CE)