Tribunal e Uece firmam parceria para realizar primeiro Mestrado junto à Esmec

A presidente do Tribunal e Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Iracema Vale, assinou, na manhã desta quinta-feira (27/08), convênio de cooperação técnica e financeira com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para a realização de Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas e Gestão, para uma turma de juizes, junto à Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). Assinaram também, o documento, o reitor da Uece, professor José Jackson Coelho Sampaio, e o diretor da Esmec, desembargador Paulo Francisco Banhos Ponte.
dsc_0938

A comandante do Judiciário cearense destacou a relevância do convênio. “Essa parceria é de grande importância para o Tribunal porque vai possibilitar a capacitação de magistrados em um mestrado com qualidade reconhecida nacionalmente, e acontecendo nas instalações da própria Escola da Magistratura”. Ela elogiou a atuação do desembargador Paulo Ponte à frente da Esmec. “O desembargador Paulo tem desenvolvido uma gestão brilhante e realizado excelentes cursos”. Também reconheceu a competência com o qual o reitor Jackson Sampaio tem aberto os horizontes da Uece.

Iracema Vale ressaltou que a qualificação de servidores e magistrados tem sido uma das prioridades de sua gestão. Na ocasião, ela lembrou o convênio assinado com a Universidade de Fortaleza (Unifor), nessa quarta-feira (26/08), que teve o objetivo de promover o aperfeiçoamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos.

dsc_1001

O reitor da Uece, Jackson Sampaio, fez um relato sobre a dimensão da universidade, ressaltou ainda, as qualificações da pós-graduação da instituição. “É um curso de grande abrangência e tem melhor nota entre os mestrados profissionais do Brasil (são apenas 25 mestrados profissionais nota 5)”. Servindo bastante como âncora para a formação dos trabalhadores do poder público, inclusive fora do Ceará”.

O diretor da Esmec disse que será o primeiro curso de mestrado oferecido pela Uece para a Esmec. O magistrado explicou que a capacitação terá como finalidade formar o público-alvo (magistrados, membros do Ministério Público e defensores públicos) no gerenciamento de departamentos ou de suas próprias instituições. “Eles precisam de elementos para administrar melhor. E essa qualificação irá dotar esses profissionais de mais condições de aplicar melhor o direito e, de gerenciar a entidade da qual fazem parte”.

dsc_1007

Também estiveram presentes à solenidade de assinatura do convênio os professores Francisco Horácio Frota, coordenador do mestrado da Uece, e Flávio Gonçalves, assessor pedagógico da Esmec.

Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/92586