Dia 28 FECLESC comemora 31 anos como unidade da UECE em Quixadá


A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) foi criada em 1976, como resultado de mobilização social intensa da região, como autarquia municipal. Em 28 de abril de 1983, a FECLESC foi inserida na estrutura multicampi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), com as licenciaturas pioneiras de Pedagogia, Ciências e História, reconhecidas em 1988.

Atualmente, a unidade acadêmica da UECE em Quixadá oferece licenciaturas em Pedagogia, História, Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Inglesa, Química, Matemática, Física e Ciências Biológicas.

Em sua história, a FECLESC já formou 1.796 profissionais e abriga 1.071 alunos regularmente matriculados. Além de oferecer cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu (especialização), a Faculdade participa, com a FAFIDAM, unidade da UECE em Limoeiro do Norte, da oferta da primeiro mestrado acadêmico da UECE no interior, em Educação e Ensino, e sedia o polo da UECE do mestrado profissional em Ensino de Física, ofertado em rede nacional.

O corpo docente é composto por 89 professores, dos quais 62 são efetivos e 27 substitutos. Entre os efetivos, 34 são doutores, 25 são mestres, dois especialistas e um graduado. O corpo técnico-administrativo da FECLESC é composto de 25 servidores: oito efetivos, sete terceirizados e dez cedidos, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará ( SEDUC) e Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC).

Em seus 31 anos, a FECLESC vem contribuindo para a formação de jovens professores para atender a uma demanda constante. Apoia, dessa forma, a superação dos limites impostos à Região do Semiárido, por meio de respostas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a formação intelectual, profissional, social e cultural de sua população.

Até o presente, foram diretores da FECLESC os professores Luiz Oswaldo Sant’Iago Moreira de Souza, Maria Laudicia Oliveira Holanda, Verônica Maria de Paula Gonçalves, Gilberto Telmo Sidney Marques, Francisco William Guimarães Carneiro, Gilberto Telmo Sidney Marques, Francisco Artur Pinheiro Alves, João Carlos Holanda Cardoso, Fátima Maria Leitão Araújo, Salim Hissa Neto, Fátima Maria Leitão Araújo, Renato Eugênio Oliveira Diniz, Rodrigo Maggioni, Rinaldo e Silva de Oliveira, Cláudia Régia Damasceno Chaves, Makárius Oliveira Tahim e Jorge Alberto Rodriguez, nas gestões 2008/12 e 2012/16.

Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/91023