UECE sedia o XXI Simpósio Internacional de Mirmecologia

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) promove o XXI Simpósio de Mirmecologia, que ocorre no período de 01 a 05 de dezembro de 2013, em Fortaleza, no Hotel Praia Centro /Fábrica de Negócios, sob a presidência do Prof. Dr. Yves Quinet (Curso de Ciências Biológicas – UECE). O evento vem sendo realizado, bianualmente, de modo ininterrupto, desde 1980. A solenidade de abertura ocorrerá no próximo domingo (01/12), às 19h, com a presença do Reitor da UECE, Jackson Sampaio.
A abertura do evento contará com as presenças de representante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dra. Francisca Araújo; da Diretora Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), Dra. Cláudia Linhares Sales; da Titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), Dra. Águeda Muniz; do Secretário Executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro; e do Presidente do XX Simpósio de Mirmecologia (Petrópolis-RJ/2011), Dr. Jarbas Marçal de Queiroz, da Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro.
Esses encontros reúnem os especialistas em formigas, do Brasil e do exterior, com destaque para os pesquisadores que usam esses insetos sociais como modelos para investigar questões e hipóteses fundamentais em importantes áreas da Biologia como biodiversidade, bioindicação e conservação dos biomas terrestres, ecologia de populações e comunidades, bioinvasão e controle de formigas pragas, comportamento animal, interações plantas/animais, taxonomia, biogeografia e biologia evolutiva.
A programação do XXI Simpósio de Mirmecologia baseia-se em 61 palestrantes convidados, todos de alto nível científico, a maioria com renome mundial. Metade desses palestrantes é de fora do Brasil, representando nove países: África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, França, México, Portugal, Suíça. As atividades científicas dar-se-ão em torno de conferências plenárias (8), mesas-redondas (16) e apresentações de trabalhos (mais de 200), com temáticas especialmente focadas nos ambientes semi-áridos e no bioma da Caatinga.
Segundo o presidente do encontro, professor Yves Quinet, pela primeira vez, nos seus mais de 30 anos de existência, o Simpósio de Mirmecologia acontecerá fora do eixo sul-sudeste. Tal fato constitui um reconhecimento das capacidades instaladas de pesquisa em Mirmecologia e em Ecologia no Nordeste, e no Ceará em particular, e da importância de investir na pesquisa dos ambientes semi-áridos.
A ocorrência deste evento no Ceará também traz o potencial de estimular, na região e no país, a pesquisa em Ecologia do bioma Caatinga, e de chamar a atenção da comunidade científica internacional em relação a esse bioma tão específico e nosso patrimônio.
Veja a programação.
Mais informações sobre o simpósio podem ser encontradas no website do evento.