Assembleia homenageia OBSERVEM da UECE

Fortaleza, 18 de outubro de 2013
Os quatro anos de fundação do Observatório da Violência Contra Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) vão ser comemorados na próxima quinta-feira (24/10), às 15h, durante sessão solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará. A homenagem foi requerida pela presidente e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, respectivamente deputadas Fernanda Pessoa e Eliane Novais.
 
Durante a solenidade de comemoração do Observatório, acontecerá o relançamento do site e os lançamentos das Coleções Informativos do Observem:
 
Mulheres e Poder – 3 Títulos
Mulheres e Violência – 7 Títulos
 
As Coleções são editadas pelas Editoras EdUECE/Edmeta
 
A coordenadora do OBSERVEM, professora Maria Helena de Paula Frota, ressaltou a importância de lembrar e comemorar a data junto à sociedade, além de homenagear os profissionais que contribuíram para a criação, implantação, valorização e obtenção de um debate inesgotável sobre o monitoramento, coibição e a prevenção à violência contra a mulher.
 
Criado em junho de 2010, o 1º no Brasil, o Observatório de Violência Contra Mulher, nasceu do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas Sociais da UECE e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.
 
Segundo levantamento dos registros, 91% mulheres agredidas moram em zonas urbanas e 45% dependem financeiramente dos agressores. “Isso desmistifica a velha história de que as mulheres que sofrem violência geralmente são dependentes dos companheiros, por isso suportam as agressões por algum tempo até encontrar forças para denunciar”, enfatiza Taís Cerqueira.
 
O Observem conta com o apoio do Governo Federal, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, dos Mestrados Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da UECE, do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, e do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher.
 
Pesquisadores do Observem
 
Maria Helena de Paula Frota – responsável pelo projeto, exerce a função de coordenadora do Observatório. Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca (Espanha); Professora do Mestrado Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Serviço Social. Líder do Grupo de Gênero, Família e Geração vinculado ao CNPQ.
 
Maria do Socorro Ferreira Osterne – Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco; Professora do Mestrado Acadêmico e Profissional de Políticas Públicas e Sociedade da UECE e do Curso de Serviço Social. Vice-líder do Grupo de Gênero, Família e Geração vinculado ao CNPQ.
 
Vívian Matias dos Santos;  Kelly Maria Gomes Menezes; Maria Jaqueline Maia Pinheiro; Maria Juruena de Moura Moíza; Sibéria Silva de Medeiros; Paula Raquel da Silva Jales; Priscila Nottingham de Lima;  Hayeska Costa Barroso; Maria Valdicelia Cavalcante Lopes; Daniele Ribeiro Alves; Kelyane Silva de Sousa; Janaína de Sousa da Silva.
 
Bolsistas
Maria Carleandra Gonçalves Oliveira – Raquel Vasconcelos – Leandro Fernandes Valente –  Brenna Moreira Feitosa – Mariana Vasconcelos Sousa – Sângela Samara Nobre Valentim
link: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/90381-assembleia-promove-homenagem-pelos-quatro-anos-de-fundacao-do-observem-da-uece