Prefeito Roberto Cláudio recebe reitor da UECE e anuncia UPA no campus

A Universidade apresentou demandas e contrapartidas em áreas como mobilidade, meio ambiente, educação e saúde

A reunião fez parte da estratégia da gestão de manter permanente diálogo com representantes dos diversos segmentos da sociedade (Foto: Marcos Moura)

O Prefeito Roberto Cláudio reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (28/8), com o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, para estabelecer parcerias entre o governo municipal e os três campi da instituição em Fortaleza, por meio de seus projetos de pesquisa, ensino e extensão. O encontro contou com a presença de Gaudêncio Lucena, vice-prefeito, secretários e coordenadores da Prefeitura e de uma equipe gestora da UECE.

“Essa é uma discussão de como a cidade pode ter relações mais próximas entre as instituições. Especialmente com universidades, que já prestam serviço importante de formação de pessoal, produção do conhecimento e, em alguns casos, de assistência. A nossa ideia é aprofundar essa relação. Na reunião já sinalizamos o estabelecimento de equipamentos públicos da Prefeitura no campus da Uece, que podem servir à cidade e, ao mesmo tempo, à formação dos estudantes”, afirmou Roberto Cláudio. Segundo ele, acontecerão ações na Universidade como a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a ser iniciada dentro de duas semanas; de um centro de acompanhamento para dependentes químicos; de um centro de formação de atletas; e preservação ambiental e requalificação das vias.

Conforme Jackson Sampaio, a Universidade é parte constituinte da Capital demandando, por um lado, questões ligadas à infraestrutura e, por outro, atuando como fonte de soluções para os problemas do Município. “Identificamos a situação dos campi, questões de segurança, de iluminação, de acesso e da relação com entorno, sobretudo no campus do Itaperi. Nós estamos começando pela integração das ações da Prefeitura aos nossos cursos da educação e da saúde”, disse. O reitor ainda falou sobre projetos para otimizar a policlínica Sol Nascente e o Centro de Zoonoses de Fortaleza (CCZ), além da qualificação de alunos de cursos como geografia, história e letras para atuarem como voluntários na Copa do Mundo de 2014.

A reunião com a Uece faz parte de uma estratégia da administração municipal de manter permanente diálogo com representantes dos diversos segmentos da sociedade, como universidades, instituições de classe e movimentos sociais. Na segunda-feira (26/8), Roberto Cláudio esteve com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias.

Na próxima terça-feira (3/9), o encontro será na Universidade de Fortaleza (Unifor), a partir das 9h, e haverá outras duas conversas, uma na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, que reunirá movimentos sociais, e outra no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Fonte: http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/destaque/prefeito-roberto-claudio-recebe-reitor-da-uece-e-anuncia-upa-no-campus-da