Tecnologia – Multinacional investirá R$ 3 mi em segurança

Foi inaugurado na tarde de ontem, em Fortaleza, o primeiro laboratório do Brasil voltado para o desenvolvimento de sistemas de segurança em computação. O projeto é fruto de um convênio de parceria firmada entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro), que integra o Centro de Excelência em Segurança Cibernética (CESeC).
Localizado no campus do Itaperi – no Laboratório de Segurança de Dados da Uece -, o Núcleo de Projetos em Tecnologia da Informação (NPTEC) irá desenvolver pesquisas voltadas à segurança de sites governamentais e, também, para outros clientes institucionais para auxiliar a capacidade brasileira pública e privada a atuar na área de segurança cibernética. De acordo com o coordenador de implantação do projeto e professor do Curso de Ciências da Computação da Uece, André Luiz Moura dos Santos, a inovação a ser oferecida pela academia beneficiará todos os usuários da rede mundial de computadores. “A ideia foi concebida juntamente com o CTI da Uece. O primeiro núcleo inaugurado será a base para o Centro”, ressalta.
INVESTIMENTO
A implantação do projeto conta com o investimento da multinacional Dell no valor de R$ 3 milhões. O primeiro laboratório do CESeC agrega à academia entidades governamentais e privadas, possibilitando inovações, com suporte desde sua projeção, desenvolvimento e uso. Este investimento, de acordo com o diretor da Dell, Ricardo Barbosa, “é o maior da cartela de projetos desenvolvidos pela empresa”.
Com as recentes ondas de ataques feitos pelos hackers e crackers a sites do governo, neste mês de junho, fica evidenciada a fragilidade e a carência de investimentos no setor de tecnologia, segundo observou o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Francisco de Assis Moura Araripe. Para ele, a implantação deste projeto será importante não só para o Estado do Ceará, mas também para o Brasil, além de ser uma promissora referência internacional.

O PROJETO

Idealizado pelo professor André Luiz, recebeu o apoio do deputado federal Ariosto Holanda (PSB-CE) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, contando para sua implantação com o investimento da empresa multinacional Dell, através da lei de informática.
Como a criação do Centro é uma iniciativa complexa e que demanda tempo, já que trata-se de laboratório de pesquisas e estudos, a estratégia CTI/Uece foi a de iniciar as atividades que futuramente serão a ele incorporadas através de Núcleos de Pesquisa, já previstos no desenho inicial do organograma do Centro.
Irão trabalhar no CESeC, grupos de pesquisadores de segurança em computação em nuvens, microprocessadores seguros, segurança em sistemas veiculares, vulnerabilidades e explorações, segurança nacional e à população, segurança empresarial e sistemas de larga escala. Cada grupo contará com um ou mais laboratórios, onde o CESeC dará suporte à transferência de tecnologia para empresas locais, tornando-as mais competitivas nos mercados nacional e internacional.
O Estado 28.06.11 – Economia – pag. 10