Na manhã desta terça-feira, 10, foi realizada, no Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro), a 2ª reunião de ajustes para a implementação do Cursinho Pré-Vestibular UeceVest, na cidade de Tauá, a 337 km de Fortaleza. Participaram o diretor-presidente do Iepro, Prof. Luiz Carlos Dodt; Prof. Eddie William, coordenador do UeceVest; os professores Isaias Batista e Lúcio Roberto, diretor e vice-diretor, respectivamente, da Faculdade de Educação, Ciência e Letras dos Inhamuns – Cecitec, e o secretário de Planejamento de Tauá, Sr. George Wilton Cordeiro. 

“O cursinho é uma condição necessária a ser implantada como forma de possibilitar aos estudantes da cidade de Tauá e região alcançar êxito no próximo vestibular previsto para a turma de Veterinária”, define o Prof. Isaias. Ainda de acordo com o diretor do Cecitec, preparar os alunos é tão importante quanto a elaboração e execução do projeto. Já para George, a educação é a base para o desenvolvimento econômico de qualquer região. “Nosso município, como ele é um centro, um polo de desenvolvimento econômico e educacional, temos um apreço por essa área. A ideia de fortalecer, de levar novos cursos, e transformar nossa Região dos Inhamuns, através de Tauá, num centro educacional, é o que estamos buscando com a nova administração. A expansão no Cecitec com o curso de Medicina Veterinária começa a trazer novos horizontes, a necessidade de fortalecer o jovem para o ingresso à universidade”, destaca o secretário. Uma nova reunião será realizada para definir mais detalhes acerca da implementação do projeto. 

No último dia 26 de setembro, foi inaugurado, em Tauá, o novo campus da Uece, que abrigará o Cecitec. São 14 salas, auditório, salas de coordenação de cursos, salas de estudos, laboratório de informática, laboratórios de ensino (de Biologia e Química), secretaria, controle acadêmico, salas administrativas, almoxarifado, sala de professores e cantina, distribuídos em uma área construída de 3.486,34m². O valor total do investimento foi de R$ 3.382.509,40. 

Criado em 1994, o Cecitec atualmente oferece cursos de Licenciatura plena em Pedagogia, Licenciatura plena em Química e Licenciatura plena em Ciências Biológicas. Abrangendo as cidades de Aiuaba, Arneiroz, Quiterianópolis e Parambu, o Cecitec já formou 711 graduados e pós-graduados. São 107 estudantes beneficiados de bolsas em diversos programas: iniciação científica, extensão, monitoria, iniciação a docência e assistência estudantil.