IEPRO itinerante visita FAVET-UECE

O Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO visitou, na manhã desta quarta-feira (22), a Faculdade de Veterinária da UECE – FAVET. Essa foi a 5ª unidade de ensino da Universidade visitada nas últimas semanas pelo Instituto. Na oportunidade, o diretor-presidente do IEPRO, Prof. Luiz Carlos Dodt, e a diretora de Operações e Controle, Ana Paula Barbosa, foram recebidos pelos professores José Nailton Bezerra Evangelista, e Dárcio Ítalo Alves Teixeira, diretor e vice-diretor, respectivamente, da FAVET.

Dentre os assuntos abordados, os diretores do IEPRO ressaltaram importantes demandas solucionadas pela atual administração do Instituto, e o zelo em atender com compromisso e qualidade pendências em andamento. Ainda na ocasião, os professores Nailton e Dércio elogiaram o sistema de protocolo do IEPRO – IEPROTOCOLO, destacando a organização, comodidade e rapidez no atendimento, registro e gestão de protocolos.

Faculdade de Veterinária da UECE – FAVET


FAVET

Localizada no Campus Itaperi, em Fortaleza, a FAVET possui 1 curso de graduação (Medicina Veterinária). Por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias – PPGCV, oferta cursos de mestrado e doutorado (3 teses de doutorado defendidas na PPGCV receberam o prêmio de melhores teses de doutorado dentre as 48 áreas do conhecimento avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES).  

Para além dos mais de 15 laboratórios de estudos e pesquisas, a FAVET também oferece serviços à comunidade, como o Hospital Veterinário Professor Sylvio Barbosa Cardoso – HVSBC. Considerado o maior hospital veterinário do Norte e Nordeste, o HVSBC realiza atendimento clínico veterinário, aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de tratamento intensivo (UTI), orientação técnica nas práticas de criação, identificação e controle de natalidade de animais abandonados. 

O Hospital funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 7h e 13h para atendimento. Os telefones para mais informações são: 085 3101-9847 ou 3101-9857. Todos os serviços são gratuitos. 

Parte das aulas práticas e pesquisas da Pós, além de cursos de extensão, é realizada na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly, na cidade de Guaiúba, município distante 37 km da capital cearense. O local é administrado pela UECE, por meio da FAVET, e conta com rebanhos bovino, ovino, caprino e equino, que são utilizados por alunos e profissionais das áreas agrárias. 

Por fim, a FAVET, desde 1991, produz quadrimestralmente a Revista Ciência Animal, na qual publica artigos científicos, incluindo revisões críticas sobre temas específicos, comunicações científicas, e relatos de casos correspondentes à medicina veterinária, zootecnia e biologia. 

Ao longo das últimas semanas, o IEPRO ITINERANTE já visitou, além da FAVET, o Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, a Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, o Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, o Centro de Educação – CED, e já estão pré-agendadas visitas a outros centros e unidades de ensino da UECE. Os encontros são parte da política de transparência e gestão participativa da atual direção do IEPRO e tem o objetivo de divulgar as ações do Instituto.

Saiba mais
IEPRO ITINERANTE visita CED-UECE
IEPRO ITINERANTE visita CESA-UECE