Chegou ao fim, na última segunda-feira, 30, a primeira edição da Semana Verde IEPRO. Várias atividades foram realizadas durante 6 dias, dentre elas massoterapia, atividades físicas, palestras, entre outras ações. O evento surgiu a partir do movimento “Abril Verde”, em razão de um acidente de trabalho que vitimou cerca de 78 pessoas em uma mina no Estado da Virgínia, no Estados Unidos, em 1969. No Brasil, foi promulgada, em 2005, a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Na programação, palestras com temas importantes como a relação interpessoal no ambiente de trabalho, e estresse excessivo e o consequente impacto na vida do trabalhador. Ambas ministradas pelas estudantes de Psicologia, Gabriela Ferreira e Alexsandra Farias, da equipe de Psicologia do Hapvida.


Relaxar o corpo e a mente por meio da massoterapia. O tratamento terapêutico à base de massagens realizado pelos profissionais Murilo, Luiz Nascimento e José Carlos, da Associação dos Cegos do Estado do Ceará – ACEC, foi um convite para uma pausa necessária na correria do dia.
Fundada em 9 de novembro de 1985, a ACEC desenvolve programas e projetos sociais voltados para a educação formal, prevenção, habilitação, reabilitação, capacitação e colocação profissional, além de atividades culturais, desportivas e recreativas. A entidade nasceu do ideal de um grupo de atores sociais com deficiência visual, que procuraram nessa iniciativa firmar suas conquistas de inserção social.
Conheça mais sobre a ACEC aqui



Na I Semana Verde IEPRO teve também a ginástica laboral. A prática de atividades físicas leves no local de trabalho, com o objetivo de prevenir e aliviar dores e incômodos que ocorrem devido às atividades dos colaboradores, foi realizada pela educadora física e colaboradora da Célula de Gestão de Pessoas – CEGEP IEPRO, Lourdes Ribeiro.
Essa prática é considerada um investimento na qualidade de vida dos funcionários, diminuindo a incidência de dores e aumentando a motivação e entrosamento da equipe. 
Com saúde não se brinca! Saúde no local de trabalho, então, merece atenção redobrada. Diante disso, as enfermeiras Midian e Marisa, da equipe de Enfermagem do Hapvida estiveram na I Semana Verde IEPRO aferindo pressão arterial e também glicemia – a quantidade de açúcar no sangue. 
Cursos de Português Instrumental e Inglês Básico
A novidade anunciada durante a I Semana Verde IEPRO foi a realização de dois cursos voltados exclusivamente para os colaboradores do Instituto. Português Instrumental e Inglês Básico. As aulas, que serão ministradas pelos professores Vinâncio Silva e Waleska Fernandes de Lima, do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará – Campus Itaperi, sob a coordenação da Profa. Dra. Suelene Oliveria, terão início na próxima segunda-feira, 7, a partir das 17h10min, no IEPRO.
Para fechar a programação, a I Semana Verde IEPRO recebeu o jornalista Almir Gadelha, repórter da TV Verdes Mares (afiliada Globo no Ceará) e apresentador do quadro de sucesso “Vida Real”, exibido semanalmente no telejornal CETV 1ª Edição.
Para além das mais de 3 mil reportagens e uma carreira sólida na tv cearense, Almir desenvolve trabalho de analista comportamental e, atualmente, é palestrante de conjunto de palestras “que transformam sonhos em realidades”. O tema da palestra realizada no IEPRO foi “Vença suas crenças e conquiste o impossível”. Momento de reflexão e autoconhecimento, que tornou o encerramento de nosso evento um tanto especial.

Aula de zumba com o Prof. Icaro.
A certeza que algo deu certo é quando nos deparamos com as mais carinhosas manifestações de satisfação e bem-estar. É colher o bom fruto. Além de chamar a atenção para questões relacionadas ao ambiente de trabalho, nossa I Semana Verde IEPRO foi uma oportunidade também para congraçarmos uns aos outros.
Temos a certeza que, passada essa experiência, estamos mais fortes e mais unidos.