Funece celebra parceria com mais 2 universidades estrangeiras

Na manhã da última sexta-feira, 16, a Universidade Estadual do Ceará – Uece, e a Universidade Nacional de Córdoba – UNC, da Argentina, firmaram parceria. A assinatura do convênio de colaboração aconteceu no gabinete do reitor da Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio, e contou com a presença da Profª de Geografia da universidade argentina, Luciana Bufallo.

Francisco Edmar Neto (chefe de gabinete da reitoria); Sônia Castro (coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece); Edilson Pereira Júnior e Otávio Lemos Costa (professores de Geografia). Foto: Ascom Uece

Na prática, a parceria entre as duas instituições de ensino superior já existe, desde 2016, por meio do Laboratório de Estudos do Território e Trabalho da UNC, a partir do Projeto Redes IX, que é financiado pelo Ministério da Educação da Argentina, através da Secretaria de Políticas Universitárias. No Brasil, o projeto é coordenado pelo Prof. Edílson Pereira Júnior, do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização – Letur. 

Universidade de Santiago de Compostela

Ainda na sexta, 16, a Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece celebrou parceria com a Universidade de Santiago de Compostela – USC, da Espanha. A parceria regulamenta a prática comum de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Assegura, ainda, a associação para eventos, intercâmbio de alunos, professores e servidores técnico-administrativos. Além disso, o convênio vai permitir que qualquer curso da Uece ou grupo de pesquisa proponha intercâmbios e trocas de experiências com a USC, entre outras atividades.

Sônia Castro (coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Uece); e Jakson Renner Rodrigues Soares (representante do reitor da USC, Juan Viaño Rey). Foto: Ascom Uece

Ao todo, a Uece é parceira de 35 universidades estrangeiras, distribuídas em 13 países. São eles: Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México, Espanha, França, Hungria, Portugal, Reino Unido, Suécia, Cabo Verde, e Cuba.

(com informações da Ascom Uece)