Reunião de apresentação de projetos do NC2A e articulação de elaboração de projetos para UPVALE é realizada no IEPRO

Foi realizada na tarde da última terça-feira, 27, no Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – IEPRO, reunião de entrega do conjunto de projetos que corresponde à fundação e edificação da unidade do Núcleo de Computação Científica e Aplicada – NC2A, que será instalada no Campus do Itaperi, em Fortaleza. Projetos de arquitetura, estrutura, ar condicionado, instalações, drenagem, terraplanagem, pavimentação, e orçamento, foram apresentados pelo técnicos responsáveis presentes na reunião.

O NC2A tem o objetivo de servir como um ambiente de trabalho que possa ser devidamente aproveitado e potencializado na concepção e na utilização de artefatos computacionais avançados, necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisas em Computação e em outras áreas que necessitam essencialmente da Computação para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa na UECE.

Além dos espaços associados aos laboratórios, a edificação também disponibilizará o espaço para duas salas de vídeo-conferência. Estas salas permitirão consolidar as interações com pesquisadores e colaboradores em outros programas e centros de pesquisa e desenvolvimento profissional, que estão situados fora do Estado do Ceará e que estão relacionados às áreas de conhecimento dos programas de pós-graduação na UECE que serão beneficiados pelo novo ambiente.


Participaram da reunião o diretor-presidente do IEPRO, Prof. Luiz Carlos Dodt; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa – PROPGPq, Profª Nukácia Meyre; o engenheiro do IEPRO, Karlo Eugênio; a presidente da Comissão Permanente de Licitação do IEPRO – CPL, Valéria Vital; a colaboradora da Célula de Convênios, Contratos e Projetos do IEPRO, Leuda Sizino; o engenheiro da UECE, Oto Soares; o arquiteto Ricardo Braga; e os engenheiros Luis Bento, Newton Maranhão, Paulo Dias, e Assis Bezerra, responsáveis pela elaboração do projeto técnico do NC2A. 

Ainda na oportunidade, foi estabelecido cronograma de atividades para a elaboração do projeto executivo correspondente à edificação da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe – UPVALE, que funcionará no interior da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, vinculada à UECE, e localizada na cidade de Limoeiro do Norte, a 198 km de Fortaleza. Além de estimular a distribuição equitativa da pesquisa brasileira em campi estaduais e municipais, em prol do desenvolvimento de atividades de pesquisa no campo da ciência e da educação, a UPVALE tem como propósito fundamental apoiar o Programa de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE, implantado em 2013, com sede na FAFIDAM. 

Nesse sentido, a UPVALE, cuja área total será de 859 metros quadrados, constitui estratégia de fortalecimento da política de interiorização expressa no PDI (UECE/PDI, 2011, p.21), integrando esses profissionais no incremento de investigações, no desenvolvimento de tecnologias educacionais e na intensificação da formação de recursos humanos de alto nível, assegurando sustentabilidade ao desenvolvimento social e econômico em âmbito local e regional.