UECE recebe Deputados Estaduais para café e debate

O reitor, Jackson Sampaio, e o vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntos com pró-reitores, diretores administrativos, coordenadores de órgãos da administração superior, diretores de centros, faculdades e instituto, receberam na última segunda-feira, 17 de novembro, a bancada estadual cearense eleita, para um café da manhã, na Reitoria, no campus do Itaperi. O objetivo principal do encontro foi o de abrir caminhos de cooperação entre a instituição e os parlamentares.

Durante o encontro, o reitor Jackson Sampaio apresentou a grandeza e a complexidade da UECE, hoje, como seus 11 campi distribuídos por nove cidades, além de fazer um relato sobre os principais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição. O reitor enfatizou, ainda, que a instituição é pioneira na interiorização do ensino superior no Ceará, pioneira na formação de professores e com maior capacidade de inclusão social.

Outro ponto de grande importância da reunião foi o debate sobre a sustentabilidade planejada da vida acadêmica, nas dimensões do custeio de manutenção, do custeio finalístico, do investimento, da reposição de perdas docentes, da composição de corpo de servidores técnico-administrativo e da expansão, com metas pactuadas em fina harmonia com o Governo Estadual.

Para o Deputado Sérgio Aguiar, reeleito, a Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) dispõe de 18 Comissões, e, por meio delas, devemos fortalecer essa parceria com a academia. A inclusão da UECE nos Projetos de Leis e no Plano Plurianual de 2015 a 2019 deve ser mais profundamente discutida.

O Deputado Carlos Felipe Saraiva Bezerra, em seu primeiro mandato, enfatizou que todos nós sabemos do patrimônio que a UECE representa para o Estado do Ceará, qualificada entre as melhores universidades públicas do país, à qual devemos apoiar e dar voz no parlamento cearense, hoje em grande crescimento em Crateús, situação que testemunha pela experiência de ter sido Prefeito daquela cidade, finalizou Carlos Felipe.

Segundo o Deputado Carlos Matos, em seu primeiro mandato, a UECE é reconhecida pela qualidade de seus programas de ensino, pesquisa e extensão, agradece o convite para o café, elogia a iniciativa do reitor Jackson Sampaio, e se coloca à disposição das tarefas da Assembleia Legislativa do Ceará, destacando a necessidade da Universidade de articular-se melhor e mais prontamente com o mercado de trabalho e as demandas tecnológicas do setor empresarial.

Já o Deputado Odilon Aguiar, em seu primeiro mandato, declarou desejar o aprofundamento do conhecimento sobre o papel, a missão e os objetivos da UECE, testemunha que é, por ter sido Prefeito de Tauá, do impacto positivo do nosso campus local no desenvolvimento da cidade, sobretudo da qualificação da educação básica da região, pela formação de professores, o que precisa ser expandido, completou o novo parlamentar.

O Deputado Elmano de Freitas, em primeiro mandato, colocou-se à disposição da Universidade, pois compreende seu extraordinário papel no desenvolvimento do Estado do Ceará e o somatório de dificuldades históricas de infraestrutura, de pessoal técnico-administrativo e de professores, mas com competência para superar estas dificuldades e se tornar uma das 10 melhores universidades públicas estaduais brasileiras.

Para o Deputado Joaquim Noronha, também em primeiro mandato, solicitou informações objetivas sobre o custeio e o investimento da UECE, solicitando a formulação das prioridades que possam ser discutidas e resolvidas no Parlamento, além de agradecer o convite para o café e destacar a importância da iniciativa do reitor.

Além dos deputados acima citados, estiveram presentes, contribuindo de modo consistente para o debate, os novos parlamentares Walter Cavalcante, Robério Monteiro, Ana Laís Nunes, Bruno Gonçalves, José Ailton Brasil e Naumi Amorim. Dois, deputados Tin Gomes e Renato Roseno, entraram em contato pessoal com o Reitor Jackson Sampaio para informar suas impossibilidades de comparecimento e se colocarem à disposição para as necessárias parcerias com a UECE.

Todos os deputados presentes receberam do Reitor Jackson Sampaio, um exemplar do Plano de Desenvolvimento Institucional da UECE 2012/2016.

UECE e sua Dimensão

A UECE ocupa o 8º lugar no “ranking” da “Folha de São Paulo”, entre as universidades estaduais do país, e é a mais importante do Norte e Nordeste.  Em números, ela tem 500 alunos de ensino técnico de nível médio, 19 mil alunos de graduação, dois mil alunos de pós-graduação lato sensu e 1.600 alunos de pós-graduação stricto sensu, 806 professores efetivos, 300 professores substitutos, 260 servidores técnico-administrativos, 550 trabalhadores terceirizados, cinco cursos técnicos de nível médio, 68 cursos presenciais de graduação, nove cursos de graduação a distância, 53 cursos de pós-graduação lato sensu, 10 mestrados profissionais, 17 mestrados acadêmicos, nove doutorados, 157 grupos de pesquisa, 138 laboratórios e 57 projetos de extensão, o que exige mais recursos do que os disponíveis para qualificar seus resultados.

Os principais desafios da UECE para os próximos quatro anos são: 1- planejar segurança e expansão gradativa do custeio e do investimento; 2- recuperar o quadro docente, fragilizado por aposentadorias, falecimentos e exonerações não repostas; 3- consolidar competência para incrementar a captação de recursos federais e privados disponibilizados por meio de editais; 4- implantar PCCV dos servidores técnico-administrativos e recuperar o quadro por meio de concursos; 5- transformar as seis unidades de ensino localizadas no interior do estado em centros de excelência em formação de professores; 6- articular com o Executivo e o Legislativo cearenses a aprovação de  lei que regulamente a autonomia universitária; 7- obter o fim da exigência de contrapartida financeira para fazer frente a financiamentos federais; e 8- obter criação de fundo nacional que permita repasse do custeio federal sistemático para as universidades estaduais, incorporado à lei do orçamento da união.

dsc_0264

dsc_0267

dsc_0272

dsc_0281

dsc_0283

dsc_0341

dsc_0372

dsc_0402

dsc_0405

Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/91711