Reitor recebe um Grupo de Jovens do Programa ALI do SEBRAE

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, acompanhado do Diretor Executivo do Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisa (IEPRO), Plácido Castelo Neto, recebeu na Reitoria, às 14h30, da última segunda-feira, 10 de novembro, um grupo de 40 jovens do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) e de gestores do SEBRAE.

alt

Durante o encontro, o reitor Jackson Sampaio descreveu a magnitude e a complexidade da UECE, hoje, como seus 11 campi distribuídos por nove cidades, seus 77 cursos de graduação e seus 36 cursos de pós-graduaçãostricto sensu, além de fazer um relato sobre os principais projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pela universidade.

Segundo o professor Samuel Façanha Câmara, docente do curso de Administração da UECE, o objetivo principal dos agentes de Inovação é institucionalizar o SEBRAETEC.

alt

Logo após a reunião na reitoria, os componentes do ALI visitaram o prédio onde funcionam os Cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional em Ciências da Computação, guiado pelo seu representante, professor Joaquim Celestino Júnior.

alt

Em seguida foi à vez do grupo visitar o Núcleo Experimental em Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais (NECTAR), que é coordenado pelo professor Antonio de Pádua Valença da Silva.

alt

Os agentes visitaram, ainda, a Torre do Radar Meteorológico, onde está instalado o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas. Na ocasião, a professora Mona Lisa Moura de Oliveira, explicou como são desenvolvidas as pesquisas na área da física aplicada.

alt

Os jovens conferiram de perto o Núcleo Integrado de Biotecnologia e os Laboratórios de Tecnologia do Sêmen e de Reprodução de Peixes, associados ao Programa de Pós-Gaduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), acompanhados pela professora Cristiane Clemente de Mello Salgueiro.

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é um acordo de cooperação técnica entre o CNPq e o SEBRAE, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada, sob orientação acadêmica.

A inovação é fator de sobrevivência das micro e pequenas empresas e instrumento necessário para que elas aumentem sua participação na economia brasileira, consolidando posições no mercado interno e assegurando maior participação no mercado internacional. Por isso, o Sebrae em parceria com o CNPq criou o AL, cujo objetivo é massificar soluções de inovação e tecnologia nas micro e pequenas empresas, tornando-as alcançáveis para todos os empresários e/ou empreendedores.

Pela UECE, estavam ainda presentes na reunião, o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Prof. Luciano Moura Cavalcanti, o Prof. Francisco Sales Ávila Cavalcante, também do CCT, e o Prof. Samuel Façanha Câmara, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), atual coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UECE).

 Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/91689-reitor-recebe-um-grupo-de-jovens-do-programa-ali-do-sebrae