Uma manhã rica e profícua em troca de informações

alt
Um dos eventos mais ricos e profícuos em troca de informação entre um continente e uma universidade. Assim pode ser classificado o Seminário Conjunto sobre Pesquisa e Inovação Entre a Europa e o Estado do Ceará, realizado segunda-feira, dia 7, no Auditório Paulo Petrola, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A solenidade de abertura do evento foi feita pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, e pela embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, e contou com a presença de Francisco Carvalho, representando o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira.
O reitor salientou que a UECE está sempre construindo redes de fomento e que tem recebido muitas universidades europeias, especialmente de Portugal, Espanha, França e Hungria. “Estas redes nos fazem crescer e nos fazem construir o castelo do conhecimento. Assim, é com honra e alegria que nos integramos ao projeto”.
 
alt
 
Segundo a embaixadora, “esta casa foi escolhida pela sua internacionalização e por ter mais de 137 grupos de pesquisa, por sua atuação. Nossa comitiva dá ideia do nosso interesse pela Universidade. As universidades fazem pesquisa e fazem a ligação com o mundo real da economia”.
O projeto a que se referiu o reitor é o Horizonte 2020, programa da União Europeia de financiamento de pesquisa e inovação de €80 bilhões para serem aplicados no período de 2014 a 2020 e é considerado uma resposta para a crise econômica através do investimento em empregos do futuro e crescimento e compreende as preocupações das pessoas sobre subsistência, segurança e meio ambiente. Saiba mais clicando aqui.
 
alt
 
Depois da fala do reitor e da embaixadora, teve início a sessão de apresentações dos membros da comitiva europeia, bem como dos participantes cearenses do evento bilateral, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE) e UECE.
 
 
alt