Ariosto Holanda lança o livro “Aos Jovens: O Desafio da Ciência no Século XXI”

Ex-professor universitário, o deputado federal Ariosto Holanda lançou neste mês de março o livro “Aos Jovens: O Desafio da Ciência no Século XXI”, uma edição da Câmara Federal.

A obra é um aprofundamento do conteúdo das palestras que o professor, como o deputado se intitula nestes momentos, tem dado em escolas e faculdades, reuniões de professores de diversas instituições. Serve de leitura complementar ao seu discurso que visa estimular o cultivo de vocações para o estudo e a carreira nas áreas de ciência e tecnologia, ou independente para qualquer leitor.

O Brasil está precisando de profissionais nas áreas da ciência, costuma dizer Ariosto Holanda. Seu livro traz, em linguagem atraente, um panorama da ciência nas mais importantes áreas, aponta tendências e apresenta reflexões sobre o que nos aguarda no futuro com o resultado da última revolução científica.
“Hoje, em pleno Século XXI, constatamos que temos conhecimento e tecnologia, com base na engenharia genética, na química fina, na biotecnologia e em outras ciências, que seriam capazes de assegurar uma superprodução de medicamentos ou de alimentos para curar a maioria das doenças e matar a fome de milhares de pessoas. Se não o fizemos, é porque vivemos num mundo onde a lógica do desenvolvimento é perversa; lógica que está alicerçada na ambição, no egoísmo, na ganância e na luta pelo poder. E nesse cenário o homem é atropelado, esquecido, ou visto como agregado da máquina”, afirma o deputado.
Ariosto Holanda alerta para o impacto social da tecnologia. “O avanço da tecnologia tem resultado no aprofundamento do conhecimento de poucos e no aumento da ignorância de muitos”, assinala. No capítulo sobre as Reflexões escreve: “Qualquer alternativa de desenvolvimento só é real se estiver voltada para resolver os problemas da população”.
Como se trata de uma edição da Câmara Federal, o livro não será vendido. Para receber, basta enviar e-mail paraariostoholanda@terra.com.br com nome e endereço físico.
No dia 10 de março, o deputado Ariosto Holanda foi agraciado com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, outorgada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por ter Sistematicamente apoiado a UECE, com destaque para a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Chaves (FAFIDAM), campus no médio Vale Jaguaribe, base de sua vida política. Atualmente, participa de emenda de grupo para a implantação de uma rede de laboratórios de tecnologias de educação a distância, nos campi da UECE e em vários municípios das áreas de abrangência destes campi.