FAVET comemora 51 anos de existência dia 23/03/2014

Faculdade mais antiga da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Faculdade de Veterinária (FAVET) completa 51 anos de existência no dia 23 de março, data em que foi instalada no número 1236 da Rua Princesa Isabel, no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Departamento de Biologia da Secretaria de Agricultura e Obras Públicas.

No ano anterior, em 1962, a Faculdade de Veterinária fora criada, na forma de lei, resultado do “idealismo de um pequeno grupo de médicos veterinários, liderado por Sylvio Barbosa carodoso”, como está registrado no livro-álbum fotográfico, lançado pela Academia Cearense de Veterinária (ACEVET), no ano passado para marcar o jubileu de outro da FAVET.

“A criação da Faculdade de Veterinária do Ceará não foi fácil. Tivemos lances dramáticos, insucessos e demonstrações de desprestígio e de prestígio também. A luta foi diuturna. (…) Tínhamos necessidade de estudar, progredir e reter os veternários exógenos que aqui não se fixavam. Éramos quase todos da Defesa Sanitária Animal, um ou outro do DNOCS, da Prefeitura, do Exército e da Secretaria de Agricultura”, escreveu o professor Sylvio Barbosa, em depoimento que consta no livro.

Em 1965, a FAVET foi transformada em autarquia estadual vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Com a criação da Universidade Estadual do Ceará, em 1975, a autarquia foi extinta e a faculdade foi incorporada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Além do curso de graduação, hoje a FAVET conta com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), que nas duas últimas avaliações realizadas pela CAPES (triênios 2007-2009 e 2010-2012), recebeu nota 6 tanto para mestrado como doutorado, isto em uma escala que vai de 3 a 7.

A história do PPGCV começa com a atividade pioneira do professor José Ferreira Nunes, que criou o primeiro curso de pós-graduação na UECE: a especialização em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes. Em 1991, este curso foi transformado em mestrado, também sob a coordenação do professor Nunes.

alt

Professores na entrada da sede FAVET

A partir de 1996, com a chegada de diversos docentes titulados em diferentes áreas, tornou-se imprescindível uma mudança estrutural no curso, a qual ocorreu somente em 1999 na gestão do reitor Manassés Claudino Fonteles e do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa José Jackson Coelho Sampaio.

Em 1999, sob a coordenação do Dr. Vicente José de Figueirêdo Freitas, o curso foi denominado Mestrado Acadêmico em Ciências Veterinárias. Em 2000 foi criada a primeira turma de doutorado e logo em seguida a CAPES aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias.

Atualmente, o PPGCV possui uma área de concentração, Reprodução e Sanidade Animal, com duas linhas de pesquisa: Reprodução e sanidade de pequenos ruminantes e Reprodução e sanidade de carnívoros, onívoros, herbívoros e aves.

alt

Em 2011, foi instalada a Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accyoli de Vasconcelos, no município de Guaiuba.

Parabéns aos alunos, professores e servidores que fazem a FAVET.

Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/90892-favet-comemora-51-anos-de-existencia-domingo-dia-23