Projeto Briançon Tempo de Brasil realiza seleção de bolsistas

alt
Chegada em Lyon dos novos bolsistas, em setembro de 2013. Da esquerda para a direita: Fernando Lima de Albuquerque, Jônatas Gaudêncio, Beatriz Drummond e Matheus Leite.
 
O Projeto Briançon Tempo de Brasil, que anualmente oferece quatro bolsas de estudo para jovens instrumentistas cearenses no Conservatório de Briançon, na França, realiza a partir de 06 de março, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), a seleção dos bolsistas para o ano letivo 2014/2015. O processo seletivo será por meio de audições, às 8h, no auditório do curso de Música da Uece. O projeto é uma parceria entre o Conservatório de Briançon, Governo do Estado do Ceará, Comunidade de Municípios da Região de Briançon, a Associação de Pais e Alunos do Conservatório de Briançon (Apec) e a Associação Amigos do Piano do Ceará (Apice).
Processo seletivo
Os interessados em pleitear uma bolsa do projeto “Briançon Tempo de Brasil” poderão se inscrever em duas categorias, que terão dois (02) selecionados para cada uma:
Categoria A: Formação instrumental, teórica e iniciação pedagógica para jovens músicos de até 21 anos;
Categoria B: Formação pedagógica, instrumental e teórica para jovens músicos de até 28 anos, graduados ou não, que já ensinam em algum projeto musical apoiado por prefeituras, associações e/ou ONGs.
Para ambas as categorias, exige-se o ensino médio completo.
Os candidatos deverão se apresentar no dia 06 de março de 2014, às 8h da manhã, para preenchimento da ficha de inscrição e exame de pré-seleção, no auditório do curso de Música da UECE, no Bloco F do Campus do Itaperi)
 
Para a inscrição, que é gratuita, o candidato deve apresentar:
– Curriculum vitae;
– Carta de motivação, na qual explica por que pretende obter a bolsa;
– Fotocópia do Registro de Identidade (RG);
– Uma foto 3×4;
– Carta de recomendação da direção da escola ou projeto no qual ensina (para candidatos da categoria B).
 
Audições e pré-seleção
As audições serão realizadas no dia 06 de março, a partir das 09 horas, no auditório do curso de Música da UECE. Instrumentos contemplados e seus respectivos professores: Clarinete (prof. Christine Orcel), Flauta (prof. Alain Daboncourt), Trompa (Prof. Olivier Brisville), Trompete (prof. François Acoulon), Violino (prof. Pascal Hotelier), Violoncelo (prof. Fernando Lage).
O exame de pré-seleção consta de uma prova de execução instrumental, na qual cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes (um clássico ou popular; ou um rápido e um lento; ou um barroco e um contemporâneo) com duração máxima de 10 minutos para as duas peças, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora.
A banca é formada por professores do Conservatório de Briançon, professores da UECE, ex-bolsistas do projeto e membros da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE). Um piano será posto à disposição dos candidatos que desejam se apresentar com um pianista acompanhador.
Os candidatos que quiserem enviar um vídeo para submeter à comissão e receber conselhos e opiniões antes da seleção podem enviar um link de vídeo postado no Youtube para o e-mail apice.ce@gmail.com até o dia 20 de fevereiro de 2014.
 
Anúncio dos selecionados
A seleção final será realizada pelo diretor e professores do Conservatório de Briançon, por meio dos vídeos das audições e análise das entrevistas dos pré-selecionados. O resultado final será divulgado a partir de 15 de abril de 2014. O ano letivo tem início em setembro de 2014 e segue até julho de 2015.
 
Projeto Briançon Tempo Brasil
Criado em 2006, o projeto Briançon Tempo de Brasilfoi idealizado pelo violoncelista cearense Fernando Lage, professor do Conservatório de Briançon, na França. Desde 2009, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, anualmente, quatro jovens instrumentistas cearenses recebem bolsas para a conclusão de seus estudos na instituição, tendo como objetivo a preparação para o diploma de nível médio Certificat de fin d’études musicales.
Até o momento, o projeto já contemplou 23 jovens músicos cearenses. A iniciativa é realizada pela Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) e pelo Conservatório de Briançon. Em 2012, formalizou-se um convênio entre a Universidade Estadual do Ceará e o Conservatório de Briançon, o que possibilitará futuros intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.
A bolsa inclui passagens aéreas de ida e volta Brasil-França, anuidade do Conservatório, almoços diários, aulas de francês, estadia em casa de família francesa ou apartamento, ajuda de custo mensal e, no retorno ao País, concerto e workshops como contrapartida.
“Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens cearenses em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto.
 
Mais informações: Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) | e-mail: apice.ce@gmail.com |(85) 3278-7405 / 8840-2425 / 8823-1793
Confira a página do Projeto no Facebook e o vídeo, no YouTube,  sobre o ano letivo 2012/2013.