Com apoio da UECE e Prefeitura, encontro debaterá política pública em favor dos animais

Mais um marco no movimento de proteção animal do Ceará acontecerá no próximo domingo, dia 8. Será durante o Encontro de Protetores da Causa Animal, marcado para as 15h30, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus do Itaperi, numa realização do Movimento SOS Gatos de Fortaleza. O evento é aberto a todas as pessoas e entidades que trabalham pelo bem-estar animal. Os interessados devem se inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira, dia 6, pela página do grupo no Facebook.  Basta enviar inbox dados (nome e telefone) para ter autorização na entrada ao campus da universidade no domingo.
O Movimento SOS Gatos de Fortaleza, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e Faculdade de Veterinária (FAVET), já realizou castrações e feiras de adoção de animais abandonados nas ruas, com a participação de voluntários e entidades
O encontro tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Uece. Uma das articuladoras do movimento SOS Gatos, Renata Costa, editora do blog Gata Lili, diz que o encontro objetiva coletar reivindicações e promover o alinhamento do projeto de Políticas Públicas de Bem-Estar Animal. Na ocasião, os organizadores estarão apresentando as ações que dão continuidade às negociações com a administração municipal, iniciada na gestão Luiziane Lins e que tem continuidade agora, com o prefeito Roberto Cláudio. Já aconteceram algumas reuniões com o vice-prefeito Gaudêncio Lucena e com o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da Uece (Favet), professor Célio Pires nesse sentido.
Ela explica que o movimento é integrado por pessoas e Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal que buscam soluções para a situação emergencial de animais de Fortaleza. Ainda que concentre as ações na Capital, também está aberto a atuar junto às Prefeituras de municípios cearenses, na mobilização contra o abandono e pela guarda responsável dos bichos. Negociações para isto também já foram iniciadas junto à Prefeitura de Aracati.
O SOS Gatos foi iniciado no ano passado, após audiência na Assembleia Legislativa do Ceará. O debate foi motivado pela matança de gatos no Parque do Cocó, criando um grupo de trabalho para apresentar soluções ao problema. Desde então, o movimento foi ampliado. Atualmente, não destina-se apenas à proteção dos felinos, mas a todas as espécies. Já foram realizados dois mutirões de castração de gatos, com a participação de dez veterinários da FAVET.
No primeiro mutirão, foram operados 120 gatos que estavam abandonados no Parque das Crianças. Na segunda mobilização, foram mais 120 animais que viviam no cemitério municipal do Mucuripe.
Na ocasião, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, disponibilizou recursos para toda a logística da mobilização, incluindo as cirurgias, caixas de transporte e outras ações. Em seguida, aconteceram feiras de adoção. Atualmente, quase todos os bichos já se encontram em novo lar.
 
Fonte: Caderno Regional, Diário do Nordeste