Instalado na UECE o Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, participou na última segunda-feira (25), da Solenidade de inauguração do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Energias Renováveis, em terreno cedido para uso compartilhado no campus do Itaperi.
O Instituto visa a oferta de serviços técnicos e tecnológicos e atenderá as demandas das indústrias eólicas e de outras modalidades na região. A UECE agora abriga um dos 38 ISTs que o SENAI Nacional vai implantar em todo o Brasil, até 2014.
Será dado seguimento prático a um grande projeto, já instalado com recursos federais, de um laboratório com avançado túnel de vento, para aferição de anemômetros e pesquisas sobre energia eólica. A UECE dispõe de um Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (CMACFA), com linha na área de energias renováveis, e aguarda autorização da CAPES para implantar um Doutorado em Ciências do Ambiente e do Clima, em associação ampla com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Também assinou convênio, com a Defesa Civil do Ceará e o Centro Nacional de Monitoramento e Acompanhamento de Desastres Naturais (CEMADEN), para criação de uma unidade regional deste Centro, que muito se beneficiará das pesquisas a serem realizadas pelo IST, em parceria com o CMACFA/UECE.
Durante o evento foram feitas considerações e agradecimentos pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Macêdo, pelo diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI), Rafael Lucchesi, pelo diretor regional do SENAI, Fernando Nunes, presidente do Centro de Energias Alternativas e Meio Ambiente (CENEA), Adão Linhares, e pelo reitor da UECE, Jackson Sampaio.
 
alt
alt
alt
alt
alt