Professores da UECE ganham premiação internacional

Ter, 05 de Novembro de 2013 07:30
O trabalho dos Professores Lúcio Galvão, Vicente Neto e do aluno Antônio Gomes Noronha, do Centro de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (CECITEC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Tauá, intitulado Forno Solar Alternativo e Antipoluidor ficou com a primeira colocação na INNNOVAMORLD 2013, evento internacional realizado em Vitória (ES), de 22 a 25 de outubro.
O trabalho participou da categoria Inovação Social, obtendo a nota máxima de todos os cinco jurados dessa categoria. Foi um dos trabalhos mais visitados e comentados pelos visitantes do encontro, segundo a organização. “Não fui eu o inventor desse forno. Ele foi Inventado na Suíça, em 1767, pelo naturalista Horace de Saussure. O forno solar levou séculos para ser difundido pelo mundo. Na década de 70, sua evolução deu um passo decisivo com a utilização de caixas de papelão e o uso de plásticos por duas pesquisadoras americanas, Bárbara Kerr e Sherry Cole. O que fizemos foi difundí-lo no sertão brasileiro”, ressalta o professor Lúcio.
A equipe premiada agradece o empenho da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UECE em agilizar a apresentação desse trabalho, de grande cunho social, na INNOVAWORLD 2013.
 
Saiba mais:
Projeto de professores do CECITEC presente em Feira Internacional de Inovação