UECE e UFC lançam Comissão da Verdade das Universidades cearenses

Faixas, cartazes, palavras de ordem lembravam muito da história, bem recente, da ditadura militar (1964 – 1985), que teve como cenário o Brasil. Assim foi o clima da solenidade de lançamento da Comissão da Verdade das Universidades cearenses, protagonizada pelas Universidades Estadual do Ceará (UECE) e Federal do Ceará (UFC). A cerimônia ocorreu na noite da última quinta-feira (11/07), no Auditório da Reitoria da UFC, no campus do Benfica.

O lançamento foi marcado pelos depoimentos de vários dos presentes, que vivenciaram e sobreviveram aos “anos de chumbo”, e que, na época, eram estudantes e professores da UFC e de outras instituições de ensino, além de trabalhadores.

A academia pretende, com a criação da Comissão da Verdade, examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos, praticadas durante a ditadura militar, com o apoio de setores civis, que vigorou no país, entre 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985, com foco nas violações contra docentes, alunos e funcionários não docentes das duas universidades.

Criada por meio de uma parceria entre a UECE e a UFC, cujas instituições são representadas por seus dirigentes, reitores Jackson Sampaio e Jesualdo Pereira Farias, respectivamente, de acordo com a Lei 12.528 / 2011, a Comissão da Verdade das Universidades Cearenses é composta de 16 membros, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.

O reitor Jackson Sampaio, ao falar, lembrou em qual período entrou na UFC, 1969, uma fase de dificuldades para os estudantes, por causa do Decreto-Lei 477, que levou o AI-5 para dentro das universidades. Citou as suas experiências estudantis e já como médico, quando começou a receber em seu consultório amigos e colegas psicologicamente destruídos pela tortura. Passar por todos esses momentos da história permite construir um sentido, agora, para suas decisões na posição que ocupa, como Reitor da UECE.

Enfatizou que na conversa que manteve com o Reitor da UFC, depois da positiva provocação dos colegas para criar uma comissão conjunta, a ideia foi acolhida de imediato. Professor Jackson disse que “essa é uma discussão que nos engrandece”. Mostrou que “estamos prontos para construir o novo patamar do desenvolvimento social brasileiro, apoiando a ação da comissão que, com certeza, expandirá as possibilidades de uma nova cidadania”.

Após os posicionamentos de todas as autoridades componentes da mesa diretora da solenidade e o discurso do reitor da UFC, Jesualdo Farias, foi realizada a assinatura da Portaria Conjunta UECE e UFC, de nº 01 de 9 de julho de 2013, que dispõe sobre a criação da Comissão Universitária da Verdade. O documento foi assinado pelos dois reitores. No encerramento, os 16 membros foram empossados e o Prof. Eudes Baima, da UECE, falou em nome dos membros.

A solenidade contou também com as presenças de Leonardo Jun Ferreira Hidaka, Gerente de Projeto na Secretaria-Executiva da Comissão Nacional da Verdade, da Presidência da República; Henrique Mariano, Secretário Geral da Comissão da Memória e Verdade do Governo do Estado de Pernambuco e presidente da Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da OAB Nacional; João Alfredo, vereador de Fortaleza e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal; José Eudes Baima, vice-presidente do Sindicato dos Docentes da UECE; Helena Serra Azul, representante do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC); Sílvio Mota, coordenador e representantes do Comitê da Memória, Verdade e Justiça do Ceará; Valter Pinheiro, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil–Ceará; e Marilena Lima, representante do Sindicato dos Jornalista do Estado do Ceará, entre outras.



 
 
 
alt
 
 
 
 
alt
Fonte: http://www.uece.br/uece/index.php/noticias/3566