Inaugurado o Projeto Fábrica Escola

Cerca de 200 pessoas compareceram à cerimônia da abertura da inauguração do Projeto Fábrica Escola, ocorrida no final tarde da última quarta-feira-feira (03/04). O Projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida têm como objetivo oportunizar, ressocializar, reintegrar os Apenados em Regime semiaberto, aberto e egressos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará e Familiares.
Para tanta tarefa desenvolvida no projeto, que é subsidiado por uma metodologia multidisciplinar que abrange atividades profissionalizantes, educacionais, espirituais e de lazer, como também, a manutenção do local, que fica sob a responsabilidade dos recuperandos, uniram-se um número considerável de parceiros acadêmicos, empresários e sociais.
Ali, os beneficiários passam 11 horas por dia, de segunda a sexta, e um expediente de um turno aos sábados e domingos. O projeto piloto, cuja duração são 18 meses a partir de março deste ano, abrigará 30 apenados. No entanto a coordenadora acredita que o Fábrica Escola terá continuidade após essa fase inicial.
Para o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Jackson Sampaio, a universidade não podia estar de fora desse projeto, pois, vivemos numa sociedade atravessada por grandes desafios e contradições. Mas, teoria sem prática constitui apenas uma experiência especulativa vazia, uma prática sem teoria constitui uma experiência objetal, apenas reativa. O Reitor enfatizou ainda, que a UECE vai contribuir de imediato, com um projeto de Capacitação Social e Profissional, pelo Curso de Psicologia, além de cursos de Informática Aplicada e de Web Design, pelo Centro de Ciências e Tecnologia. Discutir-se-á, dentro da universidade, o uso do projeto como campo de estágio e o desenvolvimento de um projeto de pesquisa avaliativa, para compreender os impactos positivos reais da Fábrica Escola.
Segundo Deusmar Queiróz, Presidente da Fundação que leva seu nome, a atitude dessa ação servirá de exemplo para outras iniciativas e será uma maneira de agregar mais pessoas. Estamos dando uma segunda chance e esse projeto é a realização do sonho de muitas pessoas, finalizou o grande empreendedor.
A notícia não deixa apenas os assistidos contentes, como também, todos os seus familiares. Geciane Maria, 26 anos, é esposa de um dos recuperandos. Em poucas semanas, ela já percebe mudanças no comportamento do marido. “Ele está gostando muito daqui. Nem vive mais na rua, porque prefere dormir cedo para vir trabalhar no dia seguinte. Só temos a agradecer e esperamos que continue direto”, afirma a jovem.
Esse é apenas o início dos frutos do projeto, cuja relevância é defendida pelo presidente da ACM, o juiz Ricardo Barreto: “Para além do caráter retributivo simbolizado pela pena, é preciso dar suporte para que o retorno dos recuperandos à sociedade se dê de forma efetiva, propiciando oportunidades de uma vida plena em termos de relacionamento familiar e social, trabalho e autoestima. E é isso que o Fábrica Escola proporciona”.
O programa é apoiado por mais de dez instituições. Dentre elas, a Universidade Estadual do Ceará, a Associação Cearense de Magistrados, a Fundação Deusmar Queirós e o Supermercado Pinheiros. Sem contar com a ajuda de pessoas anônimas e a prestativa contribuição dos voluntários. Estes doam um pouco do que sabem fazer àqueles que receberam uma segunda chance.