IEPRO promove encontro inédito entre UECE e DELL

Oportunidades de projetos de P&D em parceria com a Dell Technologies. Esse foi o objeto do encontro entre a Universidade Estadual do Ceará – UECE e a empresa norte-americana de tecnologia Dell, realizado na manhã da última sexta-feira (31), na sede do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE – IEPRO.

Diretor-presidente do IEPRO, Prof. Luiz Carlos Mendes Dodt.

O presidente da FUNECE e Reitor da UECE, Prof. Dr. Jackson Sampaio, esteve presente no evento e foi recepcionado pelo diretor-presidente do IEPRO, Prof. Luiz Carlos Mendes Dodt, e pela diretora de Operações e Controle do Instituto, Ana Paula Barbosa Moura. Na ocasião, após conhecer as instalações do IEPRO, Jackson apresentou para os mais de 20 convidados, dentre eles, professores e diretores de centros e faculdades de ensino da UECE, além de profissionais da DELL, a Universidade em números, como os campi, centros e faculdades, cursos técnicos, de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, e o quadro geral de pesquisas, como os mais de 150 laboratórios, e quase 200 grupos de pesquisa. Atualmente, a UECE reúne pouco mais de 820 projetos de pequisa, 164 projetos de extensão, e 214 projetos de inovação tecnológica.

Reitor da UECE, Prof. Dr. Jackson Sampaio.

O consultor executivo da BSQ Inovação e gerente de portfólio do Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência – LEAD*, Bruno Queiroz, destacou os projetos oriundos da parceria com a UECE, firmada em 2012. Atualmente, 5 projetos em conjunto com a Universidade estão em andamento, sob o intermédio administrativo-financeiro do IEPRO. O gerente de projetos de inovação da Dell, Eder Soares, ressaltou a importância do evento cujo objetivo é estreitar a relação com a Universidade, acolher novas demandas e buscar soluções tecnológicas que visem atender às expectativas.

Eder Soares

Ainda durante o encontro, as macro áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D): IHC (Interação Humano Computador), Inteligência Computacional, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Comunicação, Otimização e Pesquisa Operacional, e Geoprocessamento foram apresentadas pelo professor e coordenador do Lead, Prof. Francisco Carlos de Mattos Oliveira.

Na oportunidade, professores que integram ou coordenam equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos compartilharam com os demais convidados detalhes do que foi/está sendo desenvolvido e aplicado na prática, configurando, dessa forma, um momento importante – e inédito – de interação e esclarecimento.  

Lado esquerdo: Prof. Francisco Carlos de Mattos Oliveira; lado direito: Bruno Queiroz

 


*Criado pela multinacional Dell Computadores, em Fortaleza, em parceria com a UECE, o LEAD surgiu a partir da necessidade de se buscar soluções de ensino a distância que ampliassem as oportunidades de empregabilidade de pessoas com deficiência no Brasil. Além de atender na Avenida Santos Dumont, 2456, no bairro Aldeota, o LEAD inaugurou, em setembro do ano passado, também na capital cearense, sua segunda unidade, localizada no Campus do Itaperi da UECE.