Uece encerra curso de capacitação para o Pronatec

Foi encerrado na tarde da última quinta-feira, dia 14 de janeiro, no campus Itaperi, o curso de capacitação de professores e orientadores para ministrar aulas nos 48 municípios do Interior do Estado do Ceará para a Formação de Formadores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Pronatec/Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento aconteceu no Auditório Paulo Petrola.

pronatec1.1

A mesa dos trabalhos presidida pelo reitor da Uece, Jackson Sampaio, era composta ainda pelo vice-reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, do titular da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Euvaldo Bringel, da pró-reitora de Extensão, Claudiana Nogueira Alencar, do coordenador geral do Pronatec/Uece, Plácido Castelo Neto, da representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Rejane Léa Gomes de Castro, da representante do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ana Lúcia de Almeida e do professor Amaury Oriá Fernandes.

Para o reitor Jackson Sampaio, foi com muita luta e esforço que conseguimos trazer essa maravilha de projeto que é o Pronatec para a Uece. Fazer um curso técnico vem sendo alternativa para muitos jovens e adultos que querem ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho. E, para quem ainda planeja uma graduação, fazer previamente um curso profissionalizante também tem contribuído na tomada de decisão, enfatizou o reitor.

Em sua fala o titular da Secitece, Inácio Arruda, enalteceu o excelente trabalho que a Uece vem desenvolvendo perante a sociedade cearense, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. A Uece é uma instituição nova, mais que muito realiza no seu desempenho social, afirmou Inácio Arruda.

pronatec4

Os três colaboradores do Pronatec/Uece, José Noberto Sousa Bezerra, Iolanda Maria de Souza Santos, Mirza Costa de Abreu, foram unânimes em falar da oportunidade e da gratidão, em que a Uece lhes proporcionou, durante toda capacitação. A construção coletiva é o que norteia uma nação.

Os presentes foram saudados com a brilhante apresentação musical do cantor e compositor, Oliveira do Ceará.

O Programa criado pelo Governo Federal, em 2011, tem como objetivo, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. Foi pensando nessa melhoria, que a Uece deu início ao Curso de Formação de Formadores.

pronatec2.1

Estavam ainda presentes no encerramento do curso,o pró-reitor de Planejamento, Fernando Alves dos Santos, a secretária geral do Pronatec/Uece, Marilde Jorge de Freitas, Jose Nelson Arruda Filho, professores, servidores entre outros convidados.

pronatec3

Fonte: UECE