Revolução no Mundo Árabe em debate na UECE

Revolução no Mundo Árabe em debate na UECE
Dentro da Programação Ciclo de Debates, promovido pelo Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas foi realizada, no dia 22 de março, a palestra “Revolução no Mundo Árabe”, com o Prof. Mohamed E. M. Habib,  no Auditório Paulo Petrola da UECE.
O evento foi realizado através do NUPES – Núcleo de Pesquisas Sociais e do Grupo de Pesquisa Democracia e Globalização, coordenado pelo Prof. Josenio Parente, e teve apoio do IEPRO e parceria do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração.
A palestra contou com as presenças dos professores Jawdat Abu-El-Haj (UFC) , Josênio Parente  e Hermano Carvalho (UECE), que atuaram como debatedores.
Segundo o professor egípcio Mohamed Habib  – atual Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp e vice-presidente do Instituto de Cultura Árabe  – o Brasil é exemplo para o povo árabe. Ele afirmou ter assistido, pela televisão, levantes do movimento no Egito, em fevereiro deste ano, quando os egípcios diziam: “O Brasil é nossa referência”.
O Prof. Habib justifica esse posicionamento, a partir da história democrática dos brasileiros, que viviam sob ditadura militar e alcançaram a democracia, coroando com a eleição de um operário na presidência da República.
Ele ainda destacou as redes sociais como grande aliada do povo árabe, ressaltando que  as redes sociais e a Internet ocupam um grande espaço na comunicação, antes manipulada pela grande mídia.
Sobre o conferencista:
Mohamed E. M. Habib é  professor universitário desde 1964, quando se formou Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Alexandria no Egito, onde também obteve o Mestrado, em 1968. Como imigrante fez do Brasil a sua nova pátria a partir de 1972. Nno mesmo ano, iniciou sua vida profissional como professor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ali, obteve o título de Doutor ,em 1976, o título de Livre Docente em 1982. Passou a Professor Adjunto em 1984 e é Professor Titular desde 1986.  Atualmente, é Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UNICAMP.
Com vários colaboradores, publicou mais de 200 trabalhos científicos, publicou livros e capítulos de livros. Recebeu  como Títulos Honoríficos o de “Grande Defensor da Ecologia”, concedido pela Câmara Municipal de Campinas (SP),  como co-autor do Manual de Direitos Humanos no Cotidiano”, obra pioneira, inspirada pela Declaração dos Direitos Humanos da ONU.  Foi distinguido pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, com a Medalha “Direitos Humanos, o Novo Nome da Liberdade”, em novembro de 1998.