Reitor empossa Comissão para estruturar Parque Tecnológico da UECE

Passados mais de 15 anos do nascimento da ideia de implantação do Parque Tecnológico da Universidade Estadual do Ceará, o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, investe no desafio e dá os primeiros passos para construir o empreendimento.
Inicialmente, foi criada a Comissão Organizadora do Parque Tecnológico da UECE, que acaba de ser empossada, para um período de quatro anos, e tem como presidente o professor Krishnamurti de Morais Carvalho. Os oito membros que compõem a comissão do Parque Tecnológico, além de três assessores especiais, foram recebidos no gabinete da reitoria.
Na ocasião, o reitor mostrou o mapa de localização do projeto, situado na região sudoeste do Campus do Itaperi, e explicou detalhes do polo tecnológico. Fez um histórico do local e lembrou que o professor Manasses Claudino Fonteles, assessor especial da Comissão e ali presente, veio recuperar a memória do Parque Tecnológico, cuja ideia nasceu na época em que ele era o reitor da UECE.

 
O presidente empossado da Comissão informou ao reitor e aos demais membros que já havia pensado na criação de vários grupos, entre os quais, um para elaborar o regimento do Parque, outro para preparar os projetos e mais um outro para conseguir apoio financeiro, por meio da captação de recursos, a fim de se iniciar a construção do Parque.
O reitor Jackson Sampaio passou a cada um dos presentes a Portaria da Comissão Organizadora do Parque Tecnológico da UECE, em que consta o nome dos oito membros e dos três assessores especiais. O presidente da Comissão disse que aquele era um momento histórico e recomendou aos assessores especiais do grupo que é importante que eles estejam presentes em todas as reuniões.
Outra sugestão do presidente é que a Comissão faça visitas a diferentes Parques Tecnológicos, não só os do Ceará, como os de outros Estados. Animado, o professor Krishnamurti disse que as coisas só acontecem com persistência. O presidente da Comissão, ao falar sobre a iniciativa citou que “a geração do conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de inovação e que existem várias áreas na UECE que já estão levando à frente projetos de inovação. Refiro-me as áreas de fisiologia, saúde pública, produtos naturais, veterinária, física, química, biologia, informática, biotecnologia, dentre outras.
O Parque Tecnológico será um projeto de extensão da nossa Universidade, do qual toda a sociedade poderá se beneficiar”. O presidente falou ainda sobre os objetivos da Comissão, como o de elaborar um amplo projeto com propostas claras, consistentes e objetivas para realização de tal empreendimento, tendo como âncora o conhecimento gerado na UECE.
Finalmente, afirmou o presidente: “a Universidade Estadual do Ceará já possui praticamente todos os elementos importantes para criação de um Parque Tecnológico, tais como uma Incubadora de Empresas-INCUBAUECE, um Núcleo de Inovação Tecnológica-NIT, cursos de pós-graduação stricto sensu, incluindo doutorados nas áreas de Veterinária, Biotecnologia (RENORBIO), Saúde Pública e Ciências Fisiológicas (DINTER e em fase de criação do seu doutorado permanente) e 153 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq com pessoal qualificado e laboratórios bem equipados, grande parte atuando em setor tecnológico”. Integram a Comissão Organizadora do Parque Tecnológico os professores Krishnamurti de Morais Carvalho (presidente), Bruno Andrade Cardi (secretário), Alexandre Araújo Costa (membro), Augusto Reinaldo Pimentel Guimarães (membro), Fábio Perdigão Vasconcelos (membro), Joaquim Celestino Júnior (membro), Vicente José de Figueiredo Freitas (membro), Antônia Fádia Valentim de Amorim (membro), e mais os Assessores Especiais, Manassés Claudino Fonteles (Professor Emérito), Paula Lenz Costa Lima (coordenadora do NIT da UECE), e Maria José Barbosa Gomes (coordenadora da INCUBAUECE). O presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE (IEPRO), Plácido Castelo Neto, compareceu à solenidade.