Reitor abre solenidade do PPGCV 2013 que tem nota de alto padrão nacional e internacional

Com a alegria de quem alcança o topo do pódio, doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica comemoraram, na manhã da última terça-feira (26/02), a abertura de mais um ano letivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária (PPGCV) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, participou da mesa de abertura e, depois de cumprimentar a todos pelo brilho do Programa, que busca consolidar sua nota 6, fez uma provocação muito bem-vinda: que o último ano do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária (FAVET) seja transformado em Internato, para que a FAVET possa criar uma Residência.
 

Ao abrir a solenidade, o coordenador do PPGCV, professor Davide Rondina, falou que além de ser a pós-graduação stricto sensu mais antigo da UECE, trata da formação de pessoal qualificado para as atividades relacionadas ao magistério e a pesquisa em reprodução e em sanidade animal. Fez questão de lembrar a posição de ponta no Ceará, obtida com a nota 6, pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Nosso estado tem apenas três programas com esta nota, os outros dois na UFC.
 
Professor Rondina explicou que todos os cursos avaliados são classificados com notas de 1 a 7, e apenas os que atingem 6 ou 7 são considerados de alto padrão internacional. É o caso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinária, com nota 6, único curso da UECE com essa classificação. Para os que saem do PPGCV o mercado de trabalho, nessa área, está sempre aberto, afirma professor Rondina. Anunciou também alguns projetos que estão em andamento, como o desempenho dos trabalhos para fechar dois acordos internacionais, um deles na França.

Em seguida, o coordenador da PPGCV, professor Davide Rondina, anunciou a fala do diretor do FAVET, professor Célio Garcia, que em suas breves palavras disse que ao assumir a direção da Faculdade de Veterinária, juntamente com o professor Odanir Cruz Moreira, assinalou como meta aproximar a Graduação da Pós-Graduação. Citou a excelente estrutura de estudos oferecida pelo Campus de Experimentação Agropecuária (Fazenda Guaiúba) e revelou que espera, dos estudantes de Graduação, resposta positiva aos esforços de pontuar melhor o nosso tradicional curso de Medicina Veterinária junto ao ENADE.
O reitor Jackson Sampaio encerrou, com sua fala, a solenidade, fazendo um histórico da pós-graduação stricto sensu da UECE, na qual o programa da FAVET é pioneiro, criado que foi em 1991, juntamente com os cursos de Letras e de Administração. Destacou também o bom desempenho da UECE, conferindo-lhe a classificação de oitava colocação entre as 41 universidades públicas estaduais brasileiras.
A solenidade contou com a presença dos professores Vicente José de Figueiredo Freitas, Janaína Serra Azul, Airton de Alencar Araújo, Ana Paula Rodrigues, Diana Célia Nunes Pinheiro, Cláudia Beviláqua, José Ricardo Figueiredo, Maria Fátima Teixeira, Marcos Gadelha, William Cardoso Maciel, Sandra Salmito, graduandos, mestrandos, doutorandos e servidores.