Assistente social com limitação auditiva é aprovada em 1º lugar no mestrado em Serviço Social da Uece

O Brasil tem aproximadamente 10 mil pessoas com limitação auditiva, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Apesar de alguns avanços, os surdos ainda enfrentam barreiras de dificuldades em vários espaços da sociedade. De fato a acessibilidade ainda é um desafio, todavia, a superação se sobrepõe às inúmeras adversidades. É o caso da estudante Mariana Marques da Hora, que acaba de ser aprovada em 1º lugar no mestrado acadêmico em Serviço Social, Trabalho, e Questão Social (Mass), da Universidade Estadual do Ceará – Uece, para o semestre 2018.1. 

Foto: Ascom Uece

“Sempre que possível procuro participar de eventos relacionados com o Serviço Social, quando tem acessibilidade, o que não é fácil. Agora, na Uece, além de ter direito ao intérprete de Libras nas aulas e nas demais atividades acadêmicas, pela primeira vez, terei um professor orientador que se comunica em Libras e também faz parte da comunidade surda, então, a expectativa é que seja uma experiência muito rica”, disse Mariana, que é formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

A mestranda será orientada pelo Prof. Estenio Azevedo, vice-coordenador do curso. O tema da dissertação da assistente social é “O Direito de Acesso à Justiça das Pessoas Surdas: Análise crítica da acessibilidade comunicacional e atitudinal no Poder Judiciário”. “É um desafio, mas ao mesmo tempo algo que permitirá construir mais condições de acesso, acessibilidade e o rompimento das barreiras, sejam elas linguísticas, atitudinais e de comunicação, que precisem ainda ser superadas”, afirma Estenio.

Segundo dados do último Censo IBGE (2014), o Ceará tem cerca de 250 mil surdos ou portadores de alguma limitação auditiva. Deste número, cerca de 35 mil estão em idade escolar. 
 

com informações da Ascom da Uece