Iepro e Acopiara definem detalhes da cooperação técnica

acodesno_atualizado

O Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – Iepro recebeu, na manhã desta quinta-feira (10), Gleirton Dias Figueiredo, chefe de gabinete da Prefeitura de Acopiara – CE, a 73 km de Fortaleza. Participaram da reunião a assessora de desenvolvimento institucional do Iepro – Adins, Ana Paula Barbosa; o gestor de TI do instituto, Helano Sousa; o colaborador da célula de informática do Iepro, Arquimedes Eloia, e o professor Antônio Clécio Fontelles Thomaz, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação.

Entre outros assuntos, foi apresentado o sistema IEPROTOCOLO, ferramenta web cujo objetivo tem a função de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das organizações, oferecendo à sociedade mais um canal de consultas de informações de tais documentos, bem como serviços de digitalização e disponibilização sobre andamento dos processos e documentos na internet, facilitando, assim, o acesso aos documentos e processos, reduzindo o tempo de atendimento, minimizando o deslocamento para o acompanhamento de processos e, sobretudo, mantendo o cidadão informado sobre a movimentação do seu processo ou documento, dentre outras vantagens.

20170810_105744

Ainda na oportunidade, Clécio Fontelles explanou a modelagem matemática, que tem como objetivo final fornecer uma descrição matemática de um dado fenômeno do mundo real. A modelagem matemática é utilizada em diversas áreas, tais como: proliferação de doenças infecciosas, produção de matérias para construção civil, crescimento de cidades, tráfego urbano e atualmente é utilizada pela Secretaria de Finanças de Fortaleza e Secretaria da Fazenda do Ceará.

A Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece, com interveniência do Iepro, e a Prefeitura de Acopiara firmaram parceria por meio de Termo de Cooperação Técnica celebrado em 8 de fevereiro de 2017, na Reitoria da Uece. O documento assegura a realização de cursos e projetos de extensão, técnicos de nível médio, Pós-Graduação Lato e Strictu Sensu, pesquisa e inovação tecnológica, concursos para gestores, educadores e demais servidores, além de consultoria em várias áreas como Nutrição, Agronegócio, Geografia, Meio Ambiente, Turismo, Energias Renováveis, Tecnologia da Informação, Comunicação e Inovação.

dsc_0022