IEPRO apóia VIII Semana de Humanidades UFC/UECE

No período de 3 a 6 de maio foi realizada a VIII Semana de Humanidades UFC/UECE.  O evento, que contou com o financiamento do IEPRO, Núcleo de Línguas da UECE, BNB/BNDES, CAPES e FUNCAP, aconteceu junto com o II Encontro de Pesquisa e Pós-graduação em Humanidades e ao III Encontro Brasil-Japão.

O objetivo do evento foi o de proporcionar a integração de alunos e professores dentro de um processo de difusão de informações, oportunidades e conhecimento. “Poder trocar informações com mestres que assistiram minha apresentação foi o ponto mais importante da Semana pra mim”, afirma Raquel da Silva, graduada em Letras pela UECE.

A VIII Semana de Humanidades abordou o tema “Humanidades: entre fixos e fluxos” e deu a oportunidade aos alunos de participar de oficinas, mini-cursos e mesas-redondas com convidados internacionais como a filósofa francesa Anne Cauquelin, o antropólogo português Vale de Almeida e o sociólogo francês Norbert Bandier.

III Encontro Brasil-Japão
 

Dentro da programação da Semana de Humanidades foi realizado o III Encontro Brasil-Japão, que teve como objetivo divulgar a cultura japonesa no Ceará, por meio de uma extensa programação. Além de oficinas, palestras e workshops, os participantes aproveitaram o espaço para discutir a criação de um curso de Graduação em Japonês na Uece. Segundo a professora Ana Raquel, que ministrou o workshop “Cultura Pop Japonesa no Ceará”, os jovens estão cada vez mais em contato com a cultura japonesa, através de filmes e seriados, o que aumenta a demanda e a curiosidade sobre o tema. “O Encontro foi importante para divulgar e difundir os estudos acerca da cultura e da língua japonesa não só para os alunos da área de humanas”, ressalta Ana Raquel.