Iepro participa de treinamento de implantação do eSocial

O Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará – Iepro participou, nos dias 19, 20 e 21 de junho, do minicurso “eSocial – A hora da implantação”, promovido pela Mobile Consultoria. 

Realizado na Faculdade Ari de Sá, em Fortaleza, o treinamento apresentou, a partir da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista), vigente desde 11 de novembro de 2017, as mudanças na coleta de informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural, que, agora, serão armazenadas em sistema único e nacional. 

O sistema é todo integrado e comunica ao governo as informações necessárias sobre milhões de trabalhadores de todo o país. Dados referentes às contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, informes sobre acidentes de trabalho, aviso prévio, FGTS e outras atribuições fiscais, são repassados digitalmente e automaticamente ao governo.

Cerca de 18 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores estarão conectados ao Governo Federal e a órgãos como o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria da Previdência, INSS e Receita Federal. A plataforma ainda é compatível com notebooks, computadores, smartphones e também é adaptada às pessoas com necessidades especiais. 

Representando o Iepro, participaram o diretor-presidente, Prof. Luiz Carlos Dodt; a diretora de Operações e Controle, Ana Paula Barbosa; o assessor de Desenvolvimento Institucional, Helano Sousa; a orientadora da Célula de Contabilidade e Finança, Lícia Rafaela e a contadora da célula, Liliana Simão; e as colaboradoras da Célula de Gestão de Pessoas, Lourdes Ribeiro e Alexandra Rosa. A facilitadora foi a administradora de empresas Cíntia Mota.  

O Iepro realizará, em data a ser definida, o mesmo treinamento com os colaboradores do Instituto.