Diretoria do IEPRO viaja à Europa em prol do projeto Cidades Inteligentes

Encontram-se em viagem pela Europa, comitiva de pesquisadores do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO) e pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Entre os pesquisadores, estão o presidente do IEPRO, Roberto Pinto e o diretor do Instituto Samuel Façanha.

Além de conhecer os modelos de sucesso da implantação do projeto Cidades Inteligentes na Europa, a viagem tem como objetivo também elaborar instrumentos de pesquisas a serem aplicados nas cidades cearenses. Os diretores irão passar por cidades de Portugal, Finlândia, Espanha e Holanda.

 O projeto, fomentado pelo Banco do Nordeste, deverá ser implantado, primeiramente, nas cidades de Maranguape, Barbalha e Mauriti, no Ceará. Os principais objetivos das Cidades Inteligentes são: fortalecer a pesquisa de gestão da inovação na UECE, por meio do Mestrado em Administração e  do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas; Cooperar com as instâncias governamentais (federal, estadual e municipal), através da elaboração de um modelo que venha servir de base para a implantação de novas tecnologias para as cidades. Em outras palavras, o projeto visa a um estudo aprofundado sobre o que acontece nas cidades, antes da implantação de um serviço digital, a fim de torná-lo realmente eficaz.