Ceará ocupa o terceiro lugar no número de instituições de ensino superior no NE

O Ceará tem 53 Instituições de Ensino Superior (IES) e ocupa a terceira posição no Nordeste (em primeiro está a Bahia e em segundo Pernambuco) e dentre os 26 estados está no 13º lugar, com 2,24 por cento das 2.365 instituições existentes em todo o Brasil. Dos 184 municípios cearenses, apenas 14 (7,6 por cento) dispõem de IES (públicas e privadas), ou seja, tem participação de 1,99 por cento do total de municípios brasileiros (703 dos 5.65 existentes) que contam com algum tipo de IES.
Os números estão no IPECE/Informe “Análise da Distribuição Espacial das Instituições de Ensino Superior Brasileiras a partir dos Dados do Censo da Educação Superior de 2011”, que acaba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado. O trabalho tem como base dados do Censo da Educação Superior de 2011 elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
O estudo constata que ainda existe no país uma distribuição “insatisfatória do ensino superior que pode comprometer a oferta de ensino, a produtividade da mão de obra, a qualidade do capital humano e a disputa por oportunidades no mercado de trabalho entre as diferentes regiões do país.” E mais: que apesar da ampliação das políticas de acesso ao ensino superior, a exemplo da criação de novas universidades federais, campi no interior do Brasil e ampliação de políticas de financiamento estudantil (Fies e Prouni), ainda se observa uma forte concentração IES tanto na região sudeste do País.
De acordo com o economista Alexsandre Lira Cavalcante, que juntamente com o também economista Klinger Aragão Magalhães elaborou o trabalho, a região Sudeste concentra 42,1 por cento da população brasileira, participando com 48,92 por cento do total de IES brasileiras. Essa concentração é também presente em outras duas regiões: o sul, com 14,4 por cento da população, possui 16,5 por cento das IES e a região centro-oeste com 7,4 por cento da população, tem 9,9 por cento das Instituições.
No entanto, observa, essa proporcionalidade não é mantida nas outras duas regiões, uma vez que a região Nordeste, com 27,8 por cento da população residente no país detém apenas 18,3 por cento do total de IES e a Região Norte, com 8,3 por cento da população possui apenas 6,4 por cento. “Apenas no Norte e Nordeste a proporção populacional supera a participação do total de IES por regiões, sendo que, no caso do Nordeste, a discrepância é ainda maior entre a oferta e a demanda por ensino superior. O estudo completo pode ser acessado na página do IPECE.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Ipece