Aluno do CMACFA desenvolve turbina eólica inovadora para pequenas residências

Aluno do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (CMACFA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Manoel Pedro de Oliveira e seu orientador, o professor Lutero Carmo de Lima, estão desenvolvendo um projeto que visa ao desenvolvimento de um modelo inovador de turbina eólica de pequeno porte de eixo vertical capaz de fornecer energia para pequenas residências com uma geração de 0,5 kW,
O consumo de energia elétrica nas residências do Brasil segue em forte expansão, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A geração de energia elétrica no Brasil atingiu 509,2 TWh em 2010, resultado 10% superior ao de 2009. A principal fonte é a energia hidráulica, que apresentou elevação de 3,7% em 2010. A geração a partir de combustíveis fósseis representou 9,8% do total das centrais de serviço público contra 8,9% em 2009. A geração de autoprodutores em 2010 apresentou expressivo crescimento de 18,4% com relação ao ano anterior, considerando-se o agregado de todas as fontes utilizadas, segundo o Balanço Energético Nacional 2011, da EPE.
O projeto foi aprovado na primeira etapa do Edital FUNCAP/MCT/ FINEP PAPPE INTEGRAÇÃO – N.º 06/2013, Programa de Apoio À Pesquisa Em Empresas. A turbina eólica inovadora desenvolvida pelo aluno do CMACFA, que é engenheiro mecânico, tem as seguintes características: funciona com ventos vindos de qualquer direção, operação com baixo ruído e baixa velocidade angular, baixo desgaste das partes móveis.