Uece inaugura, nesta quinta, Núcleo de Língua e Cultura da Europa Central

hungria_notícia

Amanhã (14), será inaugurado no Campus Fátima, em Fortaleza, a partir das 09h, o Núcleo de Língua e Cultura da Europa Central. O novo espaço é fruto de parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade de Eötös Loránd (ELTE), a Fundação Pallas Athené e a Embaixada da Hungria no Brasil. A inauguração do núcleo se dará no contexto do Seminário de Língua e Cultura Húngara, que ocorrerá durante todo o dia com várias atividades programadas. O evento é gratuito e aberto ao público.

Para o Prof. Edmar Pereira Neto, assessor de Relações Internacionais da Uece, o núcleo possibilitará cooperação mútua e contínua entre os dois países por meio das universidades integradas. “Ele será um lugar de disseminação da cultura e língua da Hungria e funcionará como polo que atrairá parcerias acadêmicas entre o Ceará e os países do grupo Visegrád (Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia). Entre as atividades iniciais do grupo se encontra a oferta de um curso básico de língua húngara, bem como, eventos de divulgação da cultura da região”, e acrescenta: “além disso, o núcleo funcionará como um ponto de apoio aos estudantes e pesquisadores do Ceará que desejam realizar seus estudos de graduação ou pós-graduação na Hungria, que a partir deste ano (2017) incluiu o Brasil entre os países beneficiários do programa de bolsas stipendium hungaricum”, finaliza.

As instituições formalizaram a parceria em 22 de abril de 2015, e, em junho deste ano, um aditivo assegurando a instalação do leitorado de língua húngara foi incorporado ao convênio celebrado entre as universidades.

Fonte: Ascom Uece