Governador Camilo Santana sanciona bolsa universitário AVANCE e polos presenciais UAB

avance_notícia

O governador Camilo Santana sancionou ontem (15) o programa de educação AVANCE – Bolsa Universitário. O projeto, regulamentado pelo chefe do Executivo cearense durante transmissão ao vivo no Facebook, auxilia com um salário mínimo universitários oriundos de escolas públicas. O subsídio será ofertado durante o primeiro semestre acadêmico.

Para receber o benefício, o estudante tem de estar matriculado em instituição pública de ensino superior, ter cursado o ensino médio na rede pública, ser membro do Programa Bolsa Família e ter obtido nota igual ou superior a 560 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

uab universidade estaduais
Também na oportunidade, Camilo sancionou a lei que implementa no Ceará a criação e manutenção de polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB. A partir da carga horária presencial mínima, conforme regulamentação do Ministério da Educação – MEC, os polos terão a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior no âmbito estadual.

A UAB promove a formação inicial de professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já formados. Com 36 unidades no Ceará, distribuídas em 34 cidades, a UAB dispõe, no Ceará, de 97 cursos, que são ministrados por docentes da Universidade Estadual do Ceará – Uece; Universidade Federal do Ceará – UFC; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE. Os cursos serão expandidos também para a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA; Universidade Regional do Cariri – Urca e Universidade Federal do Cariri – UFCA.