Programa de EaD para pessoas com deficiência é apresentado ao governador

Empresários da Dell do Brasil, acompanhados do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, foram recebidos na manhã desta terça-feira (03.11) pelo governador Camilo Santana. Eles foram apresentar ao governador o Programa de Educação a Distância para Pessoas com Deficiências e em Situação de Vulnerabilidade Social, que está sendo firmado com a Secitece, Uece e a Citnova.

Através da metodologia de ensino b-learning (semi-presencial), serão ofertadas 300 bolsas de estudo em desenvolvimento de software, desenvolvimento profissional e empreendedorismo para pessoas com deficiências física, auditiva e baixa visão. O programa seja incluído dentro do projeto Ceará Pacífico.

 
alt
 

Participaram da audiência o gerente da Dell para projetos de inovação, Eder Furtado, e vários diretores da empresa, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, o presidente do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece, Plácido Castelo, e os secretários Adjunto e Executivo da Secitece, Francisco Carvalho e Gilvan Paiva, respectivamente.

O Brasil conta hoje com 45 milhões de pessoas com deficiência – PCD. Deste total 53,3% estão desempregadas. No Ceará são 2,3 milhões de PCD, com 58% sem trabalho. E dos que estão empregados, 69% ganham em torno do salário mínimo.

O Programa de Educação a Distância para pessoas com Deficiência trará benefícios para todos os agentes: aumento do índice de empregabilidade, gerando renda e desenvolvimento econômico, formação de alunos mais qualificados, socialmente incluídos, mais independentes, com melhores condições no mercado de trabalho e melhores salários. O programa terá uma duração de 18 meses, com seu lançamento previsto para janeiro de 2016.

O secretário Inácio Arruda reconheceu a importância e potencial do projeto. “Estamos oferecendo uma oportunidade para pessoas com deficiência. A plataforma à distância possibilita acesso em todo e qualquer lugar com internet, inclusive nas escolas. Temos todo interesse”, enfatizou o secretário.

 
alt
 
Fonte: Secitece