UECE é homenageada pelo Governo do Estado do Ceará

A Universidade Estadual do Ceará – Uece foi homenageada, nesta quarta-feira (13), pelo Governo do Estado do Ceará. A solenidade, realizada no Palácio da Abolição, também homenageou outras instituições de ensino superior que se destacaram no Exame Nacional de Desempenho Acadêmico – Enade 2016, bem como na Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação – quadrienal 2017. Na oportunidade, foram entregues aos destaques da educação superior 3 troféus, 9 placas, e 19 certificados aos programas de pós-graduação mais bem avaliados na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, e mais 11 troféus e 25 certificados para os cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior – IES que obtiveram as melhores notas no Enade 2016.

Foto: Governo do Ceará

Foram avaliados 45 cursos dos programas de pós-graduação stricto sensu da Uece, dos quais seis tiraram nota 5. O mestrado e o doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, e o mestrado e o doutorado em Lingüística Aplicada cresceram de nota, passando de 4 para 5. O doutorado em Biotecnologia, e o mestrado profissional em Ensino de Matemática mantiveram a nota 5 já alcançada. O mestrado acadêmico em Serviço Social Trabalho e Questão Social, e o mestrado acadêmico em Recursos Naturais alcançaram a nota 4. Na última avaliação da Capes, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias – PPGCV da UECE alcançou, pela terceira vez, conceito 6 na avaliação periódica, referente a 2013/6, divulgada no último dia 20 de setembro, mantendo o padrão internacional de excelência.

Os cursos da Uece que participaram do Enade 2016 foram Bacharelado em Medicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária, e Serviço Social. O curso de Medicina ficou em terceiro lugar no ranking nacional entre os cursos da área com a maior nota no Enade. Os cursos de Nutrição, Serviço Social, Medicina Veterinária, e Enfermagem ficaram entre os 10% melhores cursos do país.

Em sua avaliação, a Capes atribui notas na escala de 1 a 7. Os conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente aos de alto padrão internacional. A cada quatro anos, todos os cursos em funcionamento são reavaliados. Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual, e inserção social.

(com informações da Ascom da Uece)

Ainda na ocasião, foi lançado edital para concessão de 1,8 mil bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Outra ação apresentada durante a solenidade é a oferta de 2 mil bolsas de R$ 450 para estudantes de baixa renda de instituições públicas do estado, por meio da bolsa social, que ainda será anunciada pelo governo.