Reitor da UECE, Prof. Dr. Jackson Sampaio, participa de abertura do 61º Fórum Nacional de Reitores

Na última quarta-feira, 22, foi realizada, em Boa Vista – RR, solenidade de abertura do 61º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – Abruem. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, sede do poder executivo roraimense, e contou com a participação do reitor da Universidade Estadual do Ceará – Uece, Prof. Dr. Jackson Sampaio.

Com o tema “O empreendedorismo na gestão universitária: desafios, soluções e inovação na contemporaneidade”, o fórum promoveu, durante os dias 23, 24 e 25 de novembro palestras, debates, ações culturais, entre outras atividades. “O contexto nacional de crise tem propiciado que governos, em diferentes intensidades, contingenciem recursos nos orçamentos de nossas instituições. Pior do que isso, o cenário atual tem permitido que alguns segmentos de alguns governos questionem o tamanho de nossas instituições, a pertinência de serem mantidas com recursos públicos e os resultados que têm apresentado.”, destacou o Prof. Aldo Nelson Bona, reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, e presidente da Abruem. 


Fundada em 1991, a Abruem atua em 22 estados brasileiros, por meio de 45 universidades associadas. No Ceará, além da Uece, estão associadas a Universidade Vale do Acaraú – UVA, e Universidade Regional do Cariri – Urca.  Somando todo o conjunto acadêmico das Instituições de Ensino Superior (IES) afiliadas à Abruem, são mais de 40 mil professores; 700 mil alunos; 2.044 cursos de graduação ofertados; 1.756 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado); bem como mais de 100 hospitais universitários, veterinários, e clínicas de atendimento à população.