Campus Itaperi receberá posto de coleta de resíduo

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o Programa Ecoenel, irá implantar, no Campus do Itaperi, em Fortaleza, mais uma unidade do Ecoponto, local de coleta de materiais sólidos como papel, vidro, metal, plástico, entre outros objetos reaproveitáveis (óleo de cozinha, utilizado em frituras, também poderá ser ser doado). Para alinhar detalhes da ação, foi realizada, na tarde da última quarta-feira, 4, no Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro), a primeira reunião com os agentes envolvidos na ação. Participaram o diretor-presidente do Iepro, Prof. Luiz Carlos Dodt; a Profª Dra. Selene Maia de Morais, docente do Mestrado em Recursos Naturais (Marena) da Uece e responsável pelo Projeto de Sustentabilidade; Heitor Sales Jr., assessor técnico do Restaurante Universitário (RU); Jéssica Melo, nutricionista do RU; Iury Pinho, representante do Programa Ecoenel Ceará; Prof. João Bosco, coordenador da Célula de Assistência ao Estudante, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Prae; Raquel Pessoa, nutricionista e mestranda em Recursos Naturais, e Sabrina Castro, diretora da empresa que desenvolve a estrutura do Ecoponto a partir de produtos reciclados. Outros convidados foram Daniela Ribeiro, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias – PPGCV; Ana Carolina Silva, bolsista de extensão do curso de Química; Lídia Bastos, coordenadora do Programa Ecoenel Ceará, e o Prof. Emerson Mariano, Pró-Reitor da Prae. 

“Nossa meta é tentar reduzir os impactos ambientais e preservar a natureza, bem como desenvolver uma horta de plantas medicinais, hortaliças, especiarias e árvores frutíferas ao lado do RU”, afirma Raquel Pessoa, uma das idealizadoras do Projeto de Sustentabilidade. Além de contribuir efetivamente na preservação do meio ambiente e na destinação ecologicamente correta do lixo, o colaborador ainda terá benefícios, tais como bônus na conta de luz ou em qualquer outra unidade consumidora (isto é, ele poderá, se quiser, doar a bonificação), bem como poderá receber créditos no Bilhete Único. O material doado será encaminhado a recicladores, que darão a destinação correta dos resíduos.

O participante do projeto de troca de resíduos por bônus ainda poderá acompanhar o impacto ambiental positivo dessa iniciativa por meio do aplicativo Ecoenel, disponível para smartphones dos sistemas Android ou iOS. Pela ferramenta, é possível visualizar o histórico de coletas, valores de bônus, postos de coletas mais próximos e tabela de preços dos resíduos recebidos em cada Ecoponto. Apesar do projeto ainda estar em fase de implementação na universidade, a Uece, desde abril de 2017, realiza ações de reaproveitamento e reciclagem de resíduos. Até agora, cerca de 1.107,03 Kg foram coletados. Para a Profª Selene, a conscientização da separação do lixo passa pela academia. “A universidade, como toda escola, deveria sim dar esse suporte de políticas de sustentabilidade como em todos os países desenvolvidos já têm a prática”, comenta. 

Terceiro no mundo que mais gera lixo, o Brasil produz diariamente 250 mil toneladas de resíduos, cerca de 30 milhões de toneladas de lixo por ano. No Ceará, 178 cidades (de um total de 184) destinam seus resíduos sólidos irregularmente. São 300 lixões espalhados pelo estado, no quais apenas 4% do volume total dos resíduos são reaproveitáveis. Ao todo, são 76 pontos fixos dos Ecopontos no Ceará, sendo 46 em Fortaleza. O Programa Ecoenel foi criado em janeiro de 2007 e já arrecadou 37 mil toneladas de resíduos, beneficiando mais de 620 mil clientes.